From political commitment to technical competence: the training of managers in the context of university management
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629285553Keywords:
Formation of managers, University management, School of managersAbstract
This article aims to reflect about the potentiality of a formative space as a criterion for the exercise of university management. It is based on qualitative research, as to the purposes, as descriptive and applied. In relation to the documental means, it is bibliographic. The formation of the manager is one of the driving forces so that the manager can know, unveil, understand and perhaps transform his reality. However, there are weaknesses in the formative process of the manager in the context of university management itself, which need to be overcome and supplanted. Between technical competence and the political commitment of being a manager, there is a gap to be overcome, which is the formative process. This gap is materialized by the formalism of reality and the non-effective awareness of the formative process. Integrating the formation in the management context requires not only that structures be created and modified, but also that changes in the practice be guaranteed, reflecting a shared will with regard to the manager’s formation process, breaking and overcoming what has been historically established so far, that is, the distance between the manager’s formation and the practice of management.
Downloads
References
Batista, N.; Fogaça, M. (2021). A prática reflexiva na formação de gestores como forma de enfrentamento de situações provocadas pela pandemia. Anais do XI Seminário de Gestão Organizacional Contemporânea. Vitória/ES. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/segoc/article/view/36729
Benites, P. Z. F. (2018). O Desenvolvimento de Competências Gerenciais: o olhar do gestor de unidades acadêmicas (Dissertação Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190254/PPAU0166-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y
Bianchetti, L.; Sguissardi, V. (2017). Da universidade à commoditycidade: ou de como e quando, se a educação/formação é sacrificada no altar do mercado, o futuro da universidade se situaria em algum lugar do passado. Campinas: Mercado das Letras.
Brasil. (2004). Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm
Brasil. (2006a). Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/D5707.htm
Brasil. (2006b). Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei n. 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/D5825.htm
Brasil. (2019). Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9991.htm
Brasil. (2020). Decreto nº 10.506, de 02 de outubro de 2020. Altera o Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/d10506.htm
Búrigo, C. C. D. (2013). Formador em processo de formação: o olhar de uma orientadora. In Hardt, L.S., Arrias, N.M., & Smolinski, G.P. A Coordenação Pedagógica e os dilemas do labirinto. Onde está o fio de Ariadne? Nova Petrópolis: Nova Harmonia.
Búrigo, C. C. D.; Perardt, S. (2016, Janeiro/Junho). A concepção de universidade e a inter-relação com o processo da gestão universitária. Revista FAE, 19 (1), 80-93. Recuperado de https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/90
Búrigo, C. C. D.; Jacobsen, A. L., & Wiggers, L. (2016, Abril/ Junho). Mestrado Profissional em Administração Universitária: desafios e perspectivas no processo da gestão universitária. Revista Navus. 6 (2), 68 – 78. Recuperado de http://navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/323
Búrigo, C. C. D.; Ramos, C. N. S., & Souza, G.M. (2017). A Formação no Contexto da Gestão Universitária. Florianópolis: UFSC.
Búrigo, C. C. D.; Andrade, A.G. Z. (2019). A concepção de universidade e o processo de formação dos gestores universitários. In XIX Colóquio de Gestão Universitária. Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201803
Chauí, M. S. (2003, Setembro/Dezembro). A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, 24, 5-15. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?format=pdf&lang=pt
Dias Sobrinho, J. (2002). Universidade e avaliação. Florianópolis: Insular.
Freire, P. (2011). Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra.
Junckes, E. T. S. (2015). Política de Capacitação dos Servidores Técnico Administrativos em Educação da UFSC. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/157405
Lima, J. D. F. (2000). UFSC: sonho e realidade. (2. ed.). Florianópolis: UFSC.
Novaes, V.; Fonseca, J. (2020). A universidade brasileira e sua função social no percurso constitucional. VII Congresso Nacional de Educação. Maceió. Recuperado de https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID5314_25082020163143.pdf
Richardson, R. J. (2012). Pesquisa Social: métodos e técnicas. (3 ed.). São Paulo: Atlas.
Schneider, M. A. (2022). Escola de Gestores: desafios e possibilidades ao processo de formação de seus dirigentes. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238319
Triviños. A. (2012). Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. (1. ed.). São Paulo: Atlas.
Universidade Federal de Santa Catarina. (2019). Projeto da Escola de Gestores 2019. Florianópolis.
Universidade Federal de Santa Catarina. (2021a). Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2021. Florianópolis. Recuperado de https://capacitacao.ufsc.br/planos/
Universidade Federal de Santa Catarina. (2021b). Site Institucional da Escola de Gestores da UFSC. Florianópolis. Recuperado de https://escoladegestores.ufsc.br/o-programa/
Universidade Federal de Santa Catarina. (2021c). Relatório das Palestras da Escola de Gestores da UFSC - 2021. Florianópolis. (comunicação pessoal). 17 de junho de 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. (2022). Site Institucional do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSC. Florianópolis. Recuperado de http://pdi.ufsc.br
Vergara, S. C. (2003). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. (4. ed.). São Paulo: Atlas.
Veschi, B. (2019). Etimologia de gestão. Etimologia origem do conceito. Recuperado de https://etimologia.com.br/gestao/
Wiggers, L. (2015). O mestrado profissional em administração universitária: desafios e perspectivas no processo da gestão universitária, a partir do olhar de seus docentes. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Recuperado de http://www.bu.ufsc.br/teses/PPAU0076-D.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Será exigida de todos os autores de artigos aceitos para publicação na PAP - Práticas de Administração Pública a Declaração de Direitos Autorais, na qual, os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


