Programa de gestão e desempenho: adesão junto às instituições federais de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629283883

Palavras-chave:

Programa de gestão e desempenho, Instituições federais de ensino, Gestão de desempenho no serviço público, Universidades públicas federais, Institutos Federais de Ensino Superior

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender o processo de autorização do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs). Com abordagem qualitativa, tem-se como sujeitos as Universidades e Institutos Federais que autorizaram o PGD até a data de realização da pesquisa, em abril de 2023. Observou-se que as autorizações do Programa iniciaram em 2019, mas as implantações ocorreram principalmente em 2022. As regiões com mais Instituições que autorizaram o Programa foram as regiões Nordeste e Sudeste e as regiões com menos Instituições autorizadas são as regiões Norte e Centro-Oeste. Os Institutos Federais autorizaram em quantitativo numericamente equivalente, mas percentualmente maior, abrangem os docentes como participantes do Programa, e adotam a modalidade de teletrabalho tanto no regime parcial quanto integral. As Universidades autorizaram em um percentual menor, não consideraram os docentes para adesão ao Programa e consideram a possibilidade de adotar o PGD como ferramenta de gestão, sem necessariamente a adoção ao teletrabalho.

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Biografia do Autor

Rúbia Sedemaka Silva Virgilio, Universidade Federal de Santa Catarina

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas.

Laura Santos da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Servidora técnico-administrativa do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC).

Rogério da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação e ao Mestrado Profissional em Administração Universitária (PPGAU-UFSC)

Carla Cristina Dutra Burigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagogo (UFSC) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária (UFSC).

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

Virgilio, R. S. S., Cunha, L. S. da, Nunes, R. da S., & Burigo, C. C. D. (2024). Programa de gestão e desempenho: adesão junto às instituições federais de ensino. Práticas De Administração Pública, 6(3), 22–43. https://doi.org/10.5902/2526629283883

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