Programa de gestão e desempenho: adesão junto às instituições federais de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629283883Palavras-chave:
Programa de gestão e desempenho, Instituições federais de ensino, Gestão de desempenho no serviço público, Universidades públicas federais, Institutos Federais de Ensino SuperiorResumo
A pesquisa teve como objetivo compreender o processo de autorização do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs). Com abordagem qualitativa, tem-se como sujeitos as Universidades e Institutos Federais que autorizaram o PGD até a data de realização da pesquisa, em abril de 2023. Observou-se que as autorizações do Programa iniciaram em 2019, mas as implantações ocorreram principalmente em 2022. As regiões com mais Instituições que autorizaram o Programa foram as regiões Nordeste e Sudeste e as regiões com menos Instituições autorizadas são as regiões Norte e Centro-Oeste. Os Institutos Federais autorizaram em quantitativo numericamente equivalente, mas percentualmente maior, abrangem os docentes como participantes do Programa, e adotam a modalidade de teletrabalho tanto no regime parcial quanto integral. As Universidades autorizaram em um percentual menor, não consideraram os docentes para adesão ao Programa e consideram a possibilidade de adotar o PGD como ferramenta de gestão, sem necessariamente a adoção ao teletrabalho.
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