Do compromisso político à competência técnica: a formação dos gestores no contexto da gestão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629285553

Palavras-chave:

Formação de gestores, Gestão universitária, Escola de gestores

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a potencialidade de um espaço formativo como critério para o exercício na gestão universitária. Se fundamenta na pesquisa qualitativa, quantos aos fins, como descritiva e aplicada. Com relação aos meios documentais, é bibliográfica. A formação do gestor é uma das molas propulsoras para que o gestor possa conhecer, desvelar, compreender e quiçá transformar a sua realidade. Todavia, há fragilidades no processo formativo do gestor, no contexto da própria gestão universitária, que precisa ser superado e suplantado. Entre a competência técnica e o compromisso político de ser gestor, há um hiato a ser superado, que é o processo formativo. Este hiato materializa-se pelo formalismo da realidade e a não efetiva consciência do processo formativo. Integrar a formação no contexto da gestão, requer não só que se criem e modifiquem estruturas, mas efetivamente que se garantam mudanças na prática que reflitam um querer compartilhado, rompendo e superando o até então instituído historicamente, ou seja, o distanciamento da formação do gestor na prática da gestão.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1998) e Especialização em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2011). É graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNINTER (2017) e Mestre em Administração Universitária pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2022). É servidor Técnico-Administrativo em Educação na UFSC, ocupante do cargo de Assistente em Administração. Atua na Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da UFSC.

Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor Permanente da Universidade Federal de Santa Catarina, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, gestão universitária, educação, formação de professores e universidade pública federal brasileira. Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina e Gestão Universitária em Foco da Universidade Federal da Fronteira Sul . Coordena Projeto de Pesquisa: A Gestão Universitária no Processo da Formação: um olhar a partir da sua própria prática.

Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Dom Bosco (2005), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina. É servidora técnico-administrativa em educação da Universidade Federal de Santa Catarina, ocupando o cargo de Pedagoga.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Schneider, M. A., Búrigo, C. C. D., & Gonçalves, M. F. de C. P. (2024). Do compromisso político à competência técnica: a formação dos gestores no contexto da gestão universitária. Práticas De Administração Pública, 7, e1. https://doi.org/10.5902/2526629285553

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