Divisão sexual do trabalho durante o teletrabalho: trabalho remoto na pandemia e no programa de gestão e desempenho em uma Universidade Federal

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629283886

Schlagworte:

Teletrabalho, Divisão sexual do trabalho, Técnico-Administrativos na educação, Desigualdade de gênero

Abstract

Este artigo visa analisar as percepções dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal Fluminense (UFF) acerca da realização de trabalho remunerado e de atividades domésticas na rotina de trabalho remoto, durante a pandemia de covid-19 e durante o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), a fim de identificar possíveis desigualdades de gênero. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário fechado e, em seguida, análise quantitativa dos dados. A análise dos dados obtidos pela pesquisa indica que as desigualdades de gênero se reproduzem entre os servidores técnico-administrativos da universidade que atuam em teletrabalho, já que as mulheres tendem a realizar mais atividades domésticas que os homens, e as mulheres casadas realizam ainda mais atividades domésticas do que os homens casados e que as mulheres solteiras. Considera-se, portanto que mesmo com o aumento da divisão de atividades domésticas e de cuidado entre homens e mulheres, a maior parte destas tarefas continua sendo realizada majoritariamente por elas. O presente trabalho pretende colaborar com as reflexões acerca da divisão sexual do trabalho e das desigualdades de gênero no teletrabalho, em especial na esfera do PGD nas universidades públicas federais.

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Autor/innen-Biografie

Milene Siqueira Vicente de Vasconcelos, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Mestrado em Administração Pública PROFIAP - ICHS/ UFF (2023). Desde 2008 é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto de Ciências Humanas e Socias de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense, trabalhando no Setor de Apoio Educacional (SAE), setor responsável por estabelecer a ligação entre a Assistência Estudantil da Universidade (Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROAES) e os alunos do Campus Aterrado em Volta Redonda, prestando atendimento em especial, em relação às Bolsas de crivo sócio-econômico, às Políticas de Ações Afirmativas, à Acessibilidade e Inclusão e ao Desenvolvimento Acadêmico, com vistas à melhoria do desempenho acadêmico discente e à redução dos índices de evasão e retenção. Principais temas de atuação: inclusão e acessibilidade, desigualdades de gênero, divisão sexual do trabalho, técnicos administrativos em educação, políticas públicas.

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Veröffentlicht

2024-07-12

Zitationsvorschlag

Vasconcelos, M. S. V. de. (2024). Divisão sexual do trabalho durante o teletrabalho: trabalho remoto na pandemia e no programa de gestão e desempenho em uma Universidade Federal. Práticas De Administração Pública, 7, e5. https://doi.org/10.5902/2526629283886