O estudo de caso na investigação qualitativa: do desenho à aplicação

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2357797536617

Mots-clés :

Investigação qualitativa, Estudo de caso, Acolhimento familiar

Résumé

Investigar contextos educativos que têm um forte componente organizativo e institucional implica prestar atenção à sua trajetória histórica e aos relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas que neles convivem. As metodologias qualitativas de investigação oferecem possibilidades de estudar um fenômeno no seu contexto real, favorecem a utilização de diversas fontes de informação e a aplicação de mecanismos de triangulação e contraste que permitem fazer emergir interpretações e padrões de outro modo inacessíveis. O estudo de caso (EC) proporciona informação sobre os comportamentos e valores que caracterizam o contexto investigado. Sendo assim, não é sua pretensão procurar explicações causais, utilizar grandes amostras, nem realizar complexas análises estatísticas, mas sim analisar com rigor científico os acontecimentos que têm lugar num contexto social dinâmico, o que pode incluir um conjunto de decisões, indivíduos, organizações, processos, programas, bairros, instituições ou eventos. Neste trabalho enunciam-se as características do EC, enquanto metodologia de investigação qualitativa, as suas tipologias, e a planificação da sua aplicação. De seguida, caracteriza-se a sua utilização no estudo do programa de Acolhimento familiar no distrito do Porto, em Portugal, uma medida de proteção das crianças e jovens em perigo que são retirados das suas famílias de origem e colocados a viver com outras famílias, com as quais não têm laços de parentesco. Descreveremos o seu desenho, a metodologia adotada, o trabalho de campo, e apresentaremos alguns dos principais resultados obtidos.

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Paulo Delgado, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Unidade Técnico Científica das Ciências da Educação

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Publiée

2019-07-07

Comment citer

Delgado, P. (2019). O estudo de caso na investigação qualitativa: do desenho à aplicação. Revista InterAção, 10(1), 81–90. https://doi.org/10.5902/2357797536617

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