Entrevista com Inger Enkvist: por que o trabalho docente com foco no ensino tradicional é mais efetivo e democrático?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797589874Palabras clave:
Importância dos professores, Pedagogia tradicional, Instrução diretaResumen
Em outubro de 2024, Inger Enkvist, professora emérita em literatura espanhola da Universidade de Lund na Suécia, e estudiosa das teorias pedagógicas e práticas educativas adotadas em todo Ocidente, aceitou o convite da Universidade Federal do Paraná, participando como palestrante na Conferência Internacional intitulada: “A Importância dos Professores e da Formação Docente: Por que o trabalho docente com foco no ensino tradicional é mais efetivo e democrático?”. A mediação desse evento foi realizada pelos professores Luis Gomes de Lima e Raquel Angela Speck, ambos docentes da UFPR Setor Palotina. Na ocasião, Enkvist expôs sua perspectiva atual sobre o debate teórico em torno do currículo e das novas pedagogias. Suas considerações demonstram que a inversão gerada pelo construtivismo tem retirado a autoridade epistêmica dos professores, ao mesmo tempo em que priva os estudantes do acesso aos saberes e conhecimentos disciplinares, com redução do nível intelectual nas escolas e na sociedade. Suas investigações sobre diversos sistemas de ensino em todo Ocidente apontam para uma profunda crise na educação, com efeitos diretos na queda de sua qualidade nos países que adotaram as novas pedagogias. Como forma de superação dessa crise defende um conjunto de medidas, a saber: 1) ter bons e valorizados professores nas escolas que dominem os conteúdos de suas matérias; 2) centrar o processo de ensino nesses professores; 3) valorizar o conhecimento na escola e nos currículos; 4) adotar a Instrução Direta como modelo pedagógico nas escolas; 5) ter apoio da família para fazer com que os alunos estudem e realizem as tarefas de casa. Com essas medidas, situa a importância da formação docente com foco na pedagogia tradicional. A entrevista a seguir pretende apresentar as ideias dessa pesquisadora, de certa forma, desconhecidas da área educacional brasileira. As reflexões sobre suas investigações constituem um marco na crítica às práticas construtivistas e às novas pedagogias na contemporaneidade com vistas a uma educação de qualidade.
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Citas
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