Entrevista com Inger Enkvist: por que o trabalho docente com foco no ensino tradicional é mais efetivo e democrático?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797589874

Palabras clave:

Importância dos professores, Pedagogia tradicional, Instrução direta

Resumen

Em outubro de 2024, Inger Enkvist, professora emérita em literatura espanhola da Universidade de Lund na Suécia, e estudiosa das teorias pedagógicas e práticas educativas adotadas em todo Ocidente, aceitou o convite da Universidade Federal do Paraná, participando como palestrante na Conferência Internacional intitulada: “A Importância dos Professores e da Formação Docente: Por que o trabalho docente com foco no ensino tradicional é mais efetivo e democrático?”. A mediação desse evento foi realizada pelos professores Luis Gomes de Lima e Raquel Angela Speck, ambos docentes da UFPR Setor Palotina. Na ocasião, Enkvist expôs sua perspectiva atual sobre o debate teórico em torno do currículo e das novas pedagogias. Suas considerações demonstram que a inversão gerada pelo construtivismo tem retirado a autoridade epistêmica dos professores, ao mesmo tempo em que priva os estudantes do acesso aos saberes e conhecimentos disciplinares, com redução do nível intelectual nas escolas e na sociedade. Suas investigações sobre diversos sistemas de ensino em todo Ocidente apontam para uma profunda crise na educação, com efeitos diretos na queda de sua qualidade nos países que adotaram as novas pedagogias. Como forma de superação dessa crise defende um conjunto de medidas, a saber: 1) ter bons e valorizados professores nas escolas que dominem os conteúdos de suas matérias; 2) centrar o processo de ensino nesses professores; 3) valorizar o conhecimento na escola e nos currículos; 4) adotar a Instrução Direta como modelo pedagógico nas escolas; 5) ter apoio da família para fazer com que os alunos estudem e realizem as tarefas de casa.  Com essas medidas, situa a importância da formação docente com foco na pedagogia tradicional. A entrevista a seguir pretende apresentar as ideias dessa pesquisadora, de certa forma, desconhecidas da área educacional brasileira. As reflexões sobre suas investigações constituem um marco na crítica às práticas construtivistas e às novas pedagogias na contemporaneidade com vistas a uma educação de qualidade.

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Biografía del autor/a

Inger Enkvist, Lund University

Pedagoga sueca, professora emérita do Centro de Línguas e Literatura da Universidade de Lund na Suécia. É também licenciada em filologia francesa, além de hispanista e pedagoga, contando com larga experiência no ensino primário, secundário e superior. Expert em idiomas como inglês, francês e espanhol, desenvolveu sua tese de doutorado em literatura espanhola na Universidade de Gotemburgo. O seu currículo acadêmico registra uma larga e valiosa trajetória intelectual, tendo investigado ao longo de décadas as causas da queda da qualidade educacional no Ocidente. O objetivo da entrevista é o de divulgar e fornecer acesso ao campo educacional brasileiro sobre as conclusões que a pesquisadora tem chegado a respeito da crise educacional em todo Ocidente. Bem como possibilitar reflexões críticas ao contexto pedagógico contemporâneo com suas práticas articuladas ao construtivismo. Nesse contexto, Enkvist vem desenvolvendo investigações em torno de questões educativas, métodos de ensino e metodologias pedagógicas, constatando que métodos educativos que dão muita iniciativa para os alunos na sala de aula fracassaram em todo Ocidente. Como também, tem verificado que nos sistemas de ensino e nas escolas, em especial nos países asiáticos, onde se vale a disciplina, a exigência do esforço dos alunos, o respeito aos professores e ao conhecimento, logrou-se êxito em termos de qualidade educacional. Tais constatações se encontram amplamente discutidas e comprovadas em várias obras de sua autoria como Educação em perigo (2000). Repensar a educação (2006). A boa e a má educação: exemplos internacionais (2011). Educação: guia para perplexos (2014). Conhecimento em crise: as ideologias na educação (2022), entre outras.

Raquel Angela Speck, Universidade Federal do Paraná

É professora da Universidade Federal do Paraná, no Setor Palotina, no Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC). É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Políticas Públicas em Educação pela mesma instituição. Doutora em Políticas Públicas em Educação e Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Tem pesquisado questões pedagógicas em contextos de formação inicial e continuada de professores e a respeito da educação inclusiva.

Luís Gomes de Lima, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) e no programa de pós-graduação PPGECEMTE. Pós doutorado em educação pelo IEA-USP. Doutor em educação, ciências e matemática pela Universidade de São Paulo. Mestre em ensino de física pelo Instituto de Física da USP. Graduado em licenciatura plena em física pela Unimes. Graduado em Pedagogia pela Uniban. Possui larga experiência na área de ensino e educação, tanto em escolas públicas e particulares, quanto no ensino superior em universidades públicas. Atualmente tem realizado pesquisas a respeito dos efeitos deletérios das reformas educativas brasileiras sobre os currículos escolares e sobre a queda da qualidade do ensino nas escolas públicas, devido a negação do acesso aos saberes objetivos aos estudantes, em especial, aos mais vulneráveis socioeconomicamente.

Citas

ENKVIST, Inger. A Boa e a Má Educação: Exemplos Internacionais. Campinas: Kírion, 2020.

ENKVIST, Inger. Conhecimento em crise: as ideologias na educação. Campinas: Kírion, 2022.

ENKVIST, Inger. Educação: Guia para Perplexos. Campinas: Kírion, 2019.

ENKVIST, Inger. La Educación en Peligro. Pamplona: EUNSA, 2010.

ENKVIST, Inger. Repensar a educação. São Paulo: Bunker Editorial, 2014.

HIRSCH JR, Eric Donald. How to Educate a Citizen: The Power of Shared Knowledge to Unify a Nation. Illustrated ed. New York: Harper, 2020.

SOWELL, Thomas. Charter Schools and Their Enemies. New York: Basic Books, 2020.

Publicado

2025-01-29

Cómo citar

Enkvist, I., Speck, R. A., & Lima, L. G. de. (2025). Entrevista com Inger Enkvist: por que o trabalho docente com foco no ensino tradicional é mais efetivo e democrático?. InterAção, 15(4), e89874. https://doi.org/10.5902/2357797589874