Identidades e interseccionalidades no afroempreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797588431Palabras clave:
Afroempreendedorismo, Estudos decoloniais, Identidade negra, Desenvolvimento regionalResumen
O presente artigo tem o propósito de contribuir para a reconstituição das questões identitárias da população negra acerca do afroempreendedorismo, sobretudo no ensejo de institucionalizar cadeias produtivas sólidas, que possibilitem o acesso das gerações futuras às condições dignas de existência. O texto é excerto de trabalho de dissertação para o qual foram realizadas seis entrevistas, com afroempreendedores do ramo da estética. Os dois homens são barbeiros. As quatro mulheres desempenham funções diferentes, sendo uma cabeleireira, uma maquiadora e designer de sobrancelhas, uma trancista e uma designer de sobrancelhas e confeccionadora de perucas para mulheres negras. A variedade de funções escolhidas para entrevistas teve o intuito de abranger uma maior diversidade de experiências com a estética, principalmente negra. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender como aspectos do racismo influenciam na economia, no crescimento econômico e no desenvolvimento de afroempreendedores, de maneira a verificar a influência de fatores étnicos, de gênero e culturais para a diferenciação dos negócios perante os concorrentes. Esta pesquisa é de caráter exploratório e a partir dos resultados obtidos propõe que se construa novos pressupostos capazes de contribuírem com a resolução do desafio de se sustentar e evoluir um empreendimento em solo brasileiro.
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