Notas sobre o filme “essencialmente brasileiro”: Embrafilme e o cinema de qualidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2763938X66714

Mots-clés :

Cinema Brasileiro, Embrafilme, Nacionalismo, SRTV

Résumé

A partir de uma entrevista do então diretor da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilmes), Roberto Farias, este artigo busca investigar a questão do “cinema de qualidade”, responsável pela produção de filmes “essencialmente brasileiros”, levantada por ele enquanto militância institucional. Abordaremos o tópico a partir de três eixos de discussão: sobre a constituição do conceito de qualidade no cinema brasileiro da época; sobre a falta de qualidade; e, por fim, sobre as tenções entre o estrangeiro e o nacional. Como conclusão, contata-se que o discurso apresentado por Farias guarda grandes contradições.

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Bibliographies de l'auteur-e

Leonardo Gomes Esteves, Faculdade de Comunicação e Artes/ Universidade Federal de Mato Grosso

Prof. Dr. do Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT.

Antonio Celso de Castro Cuyabano Jr., FCA/UFMT

Graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publié-e

2022-08-03

Comment citer

Esteves, L. G., & Cuyabano Jr., A. C. de C. (2022). Notas sobre o filme “essencialmente brasileiro”: Embrafilme e o cinema de qualidade. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 50–67. https://doi.org/10.5902/2763938X66714