Marconi Lima: dentro e fora das curvas do design de tipos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2763938X87539Schlagworte:
Design de tipos, Tipografia, Design gráfico, Fontes digitais, EntrevistaAbstract
O presente trabalho visa fornecer uma visão abrangente da trajetória profissional e das contribuições significativas de Marconi Lima, designer radicado em Macapá (AP), para o campo do design de tipos, destacando sua fundição de tipos digitais, TypeFolio (fundada em 2007), e algumas de suas principais criações tipográficas. O trabalho de Lima, que, em 2014, optou por dedicar-se integralmente ao design de tipos, busca conciliar rigor técnico-formal, tradição e inovação, como evidenciado em seu projeto mais recente, o a família tipográfica Machado, encomendada pela editora Todavia em 2023 para a reedição das obras de Machado de Assis. Na entrevista aqui publicada, o designer revela sua jornada profissional e seu compromisso singular com a tipografia, destacando-se como um dos poucos designers de tipos, em tempo integral, situado na Amazônia.
Downloads
Literaturhinweise
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico: versão 3.0. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CAMPE, Chris; RAUSCH, Ulrike. Designing Fonts: An Introduction to Professional Type Design. London: Thames & Hudson, 2020.
CHENG, Karen. Designing Type. New Haven: Yale University Press, 2005.
DIATIPO BELÉM 2023 – Marconi Lima. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v2Q_E8jeLTk. Acesso em: 18 abr. 2024.
DIATIPO SP 2015 – Marconi Lima. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LGCMruPdaZE. Acesso em: 18 abr. 2024.
ESTEVES, Ricardo. O design brasileiro de tipos digitais: a configuração de um campo profissional. São Paulo: Blucher, 2010.
INSTAGRAM – TypefolioTM (@_typefolio). Em 2015…. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Ct1pxbdr7Dc/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 16 jul. 2024.
INSTAGRAM – TypefolioTM (@_typefolio). Sketchbook. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ChNTet_rqEq/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA. Acesso em: 16 jul. 2024.
KINROSS, Robin. Modern Typography: An Essay in Critical History. 2. ed. London: Hyphen Press, 2004.
KNIGHT, Stan. Historical Types: From Gutenberg to Ashendene. New Castle, Delaware: Oak Knoll Press, 2012.
LIMA, Marconi. Creative Characters, n. 102, Mar. 2016. Disponível em: https://www.myfonts.com/pages/newsletters-cc-201603. Acesso em: 18 abr. 2024. Entrevista concedida a MyFonts.
POHLEN, Joep. La Fontaine aux lettres : sur les caractères d’impression. Köln: Taschen, 2011.
TYPEFOLIO DIGITAL FOUNDRY. Adriane Text Family. In: BEHANCE. 2013a. Disponível em: https://www.behance.net/gallery/9311501/Adriane-Text-Family. Acesso em 18 abr. 2024.
TYPEFOLIO DIGITAL FOUNDRY. Madre Script. In: BEHANCE. 2014. Disponível em: https://www.behance.net/gallery/20151827/Madre-Script. Acesso em: 18 abr. 2024.
TYPEFOLIO DIGITAL FOUNDRY. Obvia. In: BEHANCE. 2018. Disponível em: https://www.behance.net/gallery/67586953/Obvia. Acesso em 18 abr. 2024.
TYPEFOLIO DIGITAL FOUNDRY. Pétala Pro Superfamily. In: BEHANCE. 2013. Disponível em: https://www.behance.net/gallery/10724239/Ptala-Pro-Superfamily. Acesso em 18 abr. 2024.
TYPEFOLIO DIGITAL FOUNDRY. Stevie Sans. In: BEHANCE. 2015. Disponível em: https://www.behance.net/gallery/24676343/Stevie-Sans. Acesso em: 18 abr. 2024.
WARDE, Beatrice. A taça de cristal ou a impressão deve ser invisível. In: BIERUT, Michael; HELFAND, Jessica; HELLER, Steven; POYNOR, Rick (Org.). Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. p. 58-61.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Gutenberg - Revista de Produção Editorial

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.