Sobre autoria(s), transitividades e engessamentos: um relato reflexivo de produção do livro Terralegria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X85516

Palavras-chave:

Autoria, edição, livro-objeto, direitos autorais

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a noção de autoria no campo editorial, com especial enfoque nas oscilações entre uma concepção mais dilatada e flexível do fenômeno, e outra mais enrijecida – esta última amparada, inclusive, pela Lei. No percurso argumentativo proposto, serão abordadas, em um primeiro momento, as etapas de evolução, no Ocidente, da noção de autoria. Estabelecido esse panorama, será realizado um breve estudo de produção editorial recente, ilustrativa do caráter transitivo da autoria: o livro-objeto terralegria, de Wagner Moreira e Mário Vinícius (2020). Em seguida, ainda a partir da experiência editorial materializada no referido livro, a problemática da autoria, conforme vem sendo tratada no Brasil pelas instâncias que a regulam, será discutida. Nas considerações finais, ao se buscar antever questões que possam se colocar para o encaminhamento futuro desse debate, será ensaiada uma possível síntese da dialética entre as recentes práticas autorais, consideradas a partir do prisma editorial, e o que dizem, hoje, as leis que dispõem sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Vinícius Ribeiro Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mário Vinícius é designer tipo/gráfico, pesquisador e educador. É mestre em Design Gráfico Multimídia pela École Supérieure d’Art des Pyrénées (ESAP-Pau, França), pós-graduado (post-master) em Tipografia no Atelier National de Recherche Typographique (ANRT, Nancy, França) e doutor em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde também é professor na área de Edição. É autor, com Wagner Moreira, de terralegria (Impressões de Minas, 2020), e organizador, com Ana Elisa Ribeiro, de Minas GeoGráfica (DEDC/LED/Impressões de Minas, 2019); e, com Sônia Queiroz, de Edições independentes, movimentos culturais e tecnologias alternativas (FALE/UFMG, 2022), além de editor gráfico da revista Chama. Como designer, tem especial interesse em projetos editoriais e criação de fontes tipográficas.

Referências

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter et al. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. p. 11-42.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 120-136.

CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. Estudos avançados, São Paulo, v. 24, n. 69, p. 6-30, 2010.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 264-298.

GONÇALVES, Mário Vinícius Ribeiro. w[a]gn[e]r [moreira]: poeta da edição e editor de poesia. Revista da Academia Mineira de Letras, Belo Horizonte, v. 102, n. 83, p. 128-139, 2023.

MELOT, Michel. Livro,. Cotia: SP: Ateliê Editorial, 2012.

MOREIRA, Wagner; VINÍCIUS, Mário. terralegria. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2020.

SALGADO, Luciana Salazar. A revisão de textos nos ritos genéticos editoriais. Gutenberg – Revista de Produção Editorial, Santa Maria, RS, Brasil, v. 1, n. 1, p. 117-149, jan./jun., 2021.

SALGADO, Luciana Salazar. Autoria. In: RIBEIRO; Ana Elisa; CABRAL, Cleber Araújo. Tarefas da edição: pequena mediapédia. Belo Horizonte: LED; Impressões de Minas, 2020. p.40-44.

SALGADO, Luciana Salazar. Quem mexeu no meu texto?: Questões contemporâneas de edição, preparação e revisão textual. Divinópolis: Artigo A, 2017.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Gonçalves, M. V. R. (2024). Sobre autoria(s), transitividades e engessamentos: um relato reflexivo de produção do livro Terralegria. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 4(1). https://doi.org/10.5902/2763938X85516