A cartografia no/do fazer pedagógico: saberes e práticas no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947327Resumo
Este texto contempla uma discussão sobre a Cartografia Escolar e o uso de recursos cartográficos no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e temas geográficos, no âmbito dos anos iniciais da Educação Básica. Trata-se de um recorte de uma pesquisa realizada em três escolas públicas localizadas no bairro Queimadinha, na cidade de Feira de Santana – Bahia, no ano de 2010. O principal objetivo foi: verificar como os professores utilizam os recursos cartográficos para ensinar e aprender a Geografia. Desse modo, este estudo possibilitou contemplar uma reflexão sobre os conceitos cartográficos e o uso dos seus instrumentos por professores que lecionam Geografia nas escolas públicas de Ensino Fundamental I e suas influências no espaço da sala de aula, tendo a observação, questionários e entrevistas como técnicas/procedimentos metodológicos na referida pesquisa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.