O fenômeno migratório nos mapas: o que se fixa dos discursos sobre a humanidade em fluxo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499439875Palavras-chave:
analise do discurso, migração, mapas, ensino de geografia, coremasResumo
À medida que a intensidade do fluxo migratório cresce e tensiona a União Europeia, sobretudo nas ultimas décadas, crescem em igual medida os esforços pelo controle de fronteiras (Frontex) e imprensa internacional de sua leitura e monitoramento. O resultado destes esforços é traduzido e reportado, com uso da linguagem cartográfica, ao cidadão europeu em uma lógica de prestação de contas acerca da contenção destes fluxos por meio da representação que deles é construída. Não raro, são estes mapas que subsidiam o ensino de geografia nas escolas. Esse artigo se propõe a analisar o discurso presente em mapas temáticos produzidos por órgãos oficiais europeus, suas possíveis implicações ideológicas e indicar possíveis alternativas para o estudo destes fenômenos espaciais no ensino de geografia. Os referenciais teóricos para essa análise estão presentes no campo da Análise do Discurso, da Cartografia Crítica e aprendizagem por investigação.
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