A cartografia escolar e o desenvolvimento da habilidade espacial

Autores/as

  • Ricardo Vicente Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649948740

Resumen

A representação visual do espaço geográfico é, por excelência, o mapa. Como linguagem, sua utilização requer mais do que o aprendizado dos signos e do como dispor os objetos em uma carta, mas de um aprendizado desenvolvido no âmbito da habilidade espacial. O presente texto tem como propósito refletir sobre o desenvolvimento desta habilidade para o aprendizado da Geografia, e se orienta para os conhecimentos cartográficos dos professores em suas capacidades para visualizar as extensões, fluxos e intensidades dos distintos fenômenos e fatos geográficos. Pretende-se colaborar para um melhor encaminhamento dos estudos de Geografia no ensino médio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Vicente Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Citas

ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: Iniciação cartográfca na escola. São Paulo, 2001.

ALMEIDA, Rosângela Doin; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfco: ensino e representação” São Paulo: Contexto, 1988, 90p.

CARROLL, John B. Human cognitive abilities: a survey of factoranalytic studies. New York: Cambridge University Press, 1993, 819p.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

La BLACHE, Paul Vidal. O ensino de Geografia na escola: o que é, e o que deveria ser. In: RESENDE, E. C.M.; FERREIRA, R. V. A Geografa fora da sala de aula. São Paulo: Necrópolis,

p. 12-22, 2008.

MASSEY, Doreen. Pelo Espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

PARK, Gregory, LUBINSKI, David, BENBOW, Camila. Recognizing spatial intelligence. In: Scientifc American, novembro, 2, 2010. Disponível em: <http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=recognizing- spatial-intel>. Acesso em 12 de fevereiro de 2011.

SANTOS, Clézio. Cartografia temática no ensino médio: do tema à representação gráfica. Boletim de Geografa, v. 19, n. 2, p. 19-28, 2001.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio”. In: CARLOS, A. F. A. (Org). A Geografa em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

SOUZA, Jose Gilberto de; KATUTA, Ângela Massumi. Geografa e conhecimentos cartográfcos. São Paulo: Ed. Unesp 2001. 162 p.

THRALLS, Zoe. O ensino da Geografa. Porto Alegre: Globo, 1965.

TUAN, Yi-Fu. Topoflia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Publicado

2013-02-06

Cómo citar

Ferreira, R. V. (2013). A cartografia escolar e o desenvolvimento da habilidade espacial. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(1), 71–80. https://doi.org/10.5902/223649948740

Número

Sección

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia