A cartografia escolar e o desenvolvimento da habilidade espacial
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649948740Resumen
A representação visual do espaço geográfico é, por excelência, o mapa. Como linguagem, sua utilização requer mais do que o aprendizado dos signos e do como dispor os objetos em uma carta, mas de um aprendizado desenvolvido no âmbito da habilidade espacial. O presente texto tem como propósito refletir sobre o desenvolvimento desta habilidade para o aprendizado da Geografia, e se orienta para os conhecimentos cartográficos dos professores em suas capacidades para visualizar as extensões, fluxos e intensidades dos distintos fenômenos e fatos geográficos. Pretende-se colaborar para um melhor encaminhamento dos estudos de Geografia no ensino médio.Descargas
Citas
ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: Iniciação cartográfca na escola. São Paulo, 2001.
ALMEIDA, Rosângela Doin; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfco: ensino e representação” São Paulo: Contexto, 1988, 90p.
CARROLL, John B. Human cognitive abilities: a survey of factoranalytic studies. New York: Cambridge University Press, 1993, 819p.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
La BLACHE, Paul Vidal. O ensino de Geografia na escola: o que é, e o que deveria ser. In: RESENDE, E. C.M.; FERREIRA, R. V. A Geografa fora da sala de aula. São Paulo: Necrópolis,
p. 12-22, 2008.
MASSEY, Doreen. Pelo Espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
PARK, Gregory, LUBINSKI, David, BENBOW, Camila. Recognizing spatial intelligence. In: Scientifc American, novembro, 2, 2010. Disponível em: <http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=recognizing- spatial-intel>. Acesso em 12 de fevereiro de 2011.
SANTOS, Clézio. Cartografia temática no ensino médio: do tema à representação gráfica. Boletim de Geografa, v. 19, n. 2, p. 19-28, 2001.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio”. In: CARLOS, A. F. A. (Org). A Geografa em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
SOUZA, Jose Gilberto de; KATUTA, Ângela Massumi. Geografa e conhecimentos cartográfcos. São Paulo: Ed. Unesp 2001. 162 p.
THRALLS, Zoe. O ensino da Geografa. Porto Alegre: Globo, 1965.
TUAN, Yi-Fu. Topoflia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.