O ENSINO DO ALGURES E DO OUTRORA: APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E DA HISTÓRIA A PARTIR DAS OBRAS DE YVES LACOSTE E MARC FERRO

Autores/as

  • André Luiz Paulilo Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947349

Resumen

O artigo decorre de um projeto de pesquisa que investiga as relações entre o ensino da história e da geografia e o uso social e político da memória coletiva e dos espaços. Este estudo tem por objetivo discutir o trato dessa questão nas obras de Yves Lacoste e Marc Ferro. Parece possível afirmar que, para esses autores, o controle da memória histórica e do conhecimento dos lugares foi compreendido como uma dimensão fundamental para garantir o poder político de determinados grupos sociais.

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Biografía del autor/a

André Luiz Paulilo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor da Escola de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Publicado

2011-07-02

Cómo citar

Paulilo, A. L. (2011). O ENSINO DO ALGURES E DO OUTRORA: APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E DA HISTÓRIA A PARTIR DAS OBRAS DE YVES LACOSTE E MARC FERRO. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(3), 113–128. https://doi.org/10.5902/223649947349