Petróleo, empresas e gestão do território: uma análise sobre o mercado de combustíveis no município de Serrinha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499463583

Palavras-chave:

Gestão do território, Petróleo, Combustíveis, Redes geográficas, Geografia econômica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de gestão territorial realizado pela atuação das empresas Postos de Revenda de Combustíveis (PRCs) no município de Serrinha/BA. Trata-se de um recorte da pesquisa intitulada “Estratégias e práticas espaciais das distribuidoras e postos de combustíveis como agentes de gestão do território em escala local – O caso do município de Serrinha/BA”, desenvolvida no âmbito do Curso de Geografia do Departamento Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI – Serrinha. Os PRCs representam uma parcela do conjunto de atividades ligadas ao setor do petróleo, se distribuem por todo o território nacional formando uma densa rede de estações de abastecimentos de veículos automotores, interconectados com as bases de distribuição regionais das principais empresas, como BR, Ipiranga, Raízen, Alesat, dentre outras. O arcabouço teórico-metodológico desta investigação ampara-se na perspectiva da abordagem qualitativa, sem excluir, necessariamente, o levantamento e análise de dados quantitativos, utilizando-os de modo complementar; com a discussão de pressupostos da Ciência Geográfica como Gestão do Território, Redes Geográficas e Circuitos Espaciais Produtivos e Círculos de Cooperação numa leitura de caráter geográfico-econômico aplicada na atuação empresas revendedoras de combustíveis na gestão do território no município de Serrinha/BA. Os procedimentos adotados foram a produção de mapeamento da configuração espacial dos PRCs de Serrinha/BA, pelo exercício de análise de imagens e da pesquisa de campo com visita aos 26 PRCs do município para aplicação de questionário e realização de entrevistas com gerentes e responsáveis, além do registro fotográfico da área dos postos e adjacências. Portanto, este trabalho, demonstrou o emaranhado de postos e distribuidoras que atuam nesta face do setor do petróleo no município, apresentando um potencial de disputas concorrenciais de preço e qualidade dos produtos e serviços, com tendência de expansão dessas relações ao considerarmos as transformações socioespaciais que um município tende a vivenciar no avançar do tempo histórico-geográfico.

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Biografia do Autor

John Wolter Oliveira Silva, Universidade do Estado da Bahia,Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha, BA

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação - Campus XI. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS).

Renato Leone Miranda Léda, Universidade do Estado da Bahia,Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha, BA

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Pesquisa Educacional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2022-07-05 — Atualizado em 2022-09-26

Versões

Como Citar

Silva, J. W. O., & Léda, R. L. M. (2022). Petróleo, empresas e gestão do território: uma análise sobre o mercado de combustíveis no município de Serrinha. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e7. https://doi.org/10.5902/2236499463583 (Original work published 5º de julho de 2022)

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional