Educação não formal: cemitério como espaço público para o ensino da Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499442796

Palavras-chave:

Espaço não formal, Educação, Cemitério, Ensino de geografia

Resumo

A presente pesquisa aborda a temática da morte através do cemitério como espaço público não formal para o ensino da geografia, com intuito de apresentar o cemitério como um objeto de estudo para o ensino da geografia, tendo em vista que neste espaço há existência de diversos elementos sociais pertinentes a serem considerados, tais como: a desigualdade social, segregação espacial, paisagens urbanas entre outros. Tem como objetivo mostrar através da metodologia de aula de campo que o cemitério pode ser utilizado como um espaço público não formal para o ensino da geografia destacando o uso de ferramentas tecnológicas, a produção de material didático como de maquetes e croquis. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica, fazendo uso da pesquisa exploratória e explicativa, a partir da abordagem qualitativa, onde os procedimentos para a coleta de dados se dão através da análise de conteúdo. Dessa forma, a pesquisa mostra que o espaço público não formal do cemitério pode e deve ser explorado pelo docente de geografia oportunizando ao alunado a possibilidade do desenvolvimento de habilidades que favoreçam as diversas aprendizagens.

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Biografia do Autor

Francisleile Lima Nascimento, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR, Especialista em Geografia com Ênfase no Ensino pela UERR, Planejamento em Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis pelo IFRR e em Supervisão e Orientação Educacional pela Barão de Mauá, Licenciada em Geografia pela UERR e Bacharela em Geografia pela UFRR. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana; Geografia Ambiental; Geografia do Turismo. Atuando principalmente na temática da morte acerca dos Cemitérios Urbanos - com ênfase em Políticas Públicas, Saúde Pública, Aspectos Ambientais, e Planejamento Urbano. Pesquisadora e Empreendedora. Professora do Salva Vidas Acadêmico (Suporte Acadêmico e Aulas de Metodologia) e Sócia da Escola de Desenho Roraima. Natural da cidade de Boa Vista – Roraima/RR – Brasil. 

Pollyana Fontinelle Vilela, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT) pela UFRR, Especialista em Geografia com Ênfase no Ensino pela UERR, Educação Inclusiva e em Gestão Escolar pela UGF, Licenciada em Geografia pela UFRR e Licenciada em Pedagogia pela Faceten.

Maria Dutra Cardoso, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Especialista em Geografia com Ênfase no Ensino pela UERR, Licenciada em Geografia pela UERR e Bacharela em Administração pela Faceten. 

Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Orientadora. Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade, Mestre e Especialista em Recursos Naturais, Geógrafa, Docente na Universidade Estadual de Roraima, Pesquisadora e Coordenadora do Departamento do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima

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Publicado

2020-07-09

Como Citar

Nascimento, F. L., Vilela, P. F., Cardoso, M. D., & Falcão, M. T. (2020). Educação não formal: cemitério como espaço público para o ensino da Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e33. https://doi.org/10.5902/2236499442796

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