Lugar-escola: territórios de relações e poderes

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499432346

Resumo

Relações de dominação permeiam experiências de sujeitos do mundo dos seus lugares à escala global. A intenção deste texto é propor reflexões sobre o lugar-escola como território repleto de relações domesticadoras ou dialógicas, permeadas por exercícios de poder. No primeiro caso, trata-se de posicionamento político-pedagógico a favor da conformação social dos sujeitos ao mundo; no segundo, as intenções envolvem encontros e compartilhamentos desejosos de questionamentos e mudanças. Para tanto, se procura compreender a experiência comum da modernidade e suas hegemonias consolidadas. Entende-se que esse contexto contemporâneo tem envolvido a produção de conhecimentos, pedagogias e geografias.

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Biografia do Autor

Danielle Gregole Colucci, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG)

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Colucci, D. G. (2019). Lugar-escola: territórios de relações e poderes. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e26. https://doi.org/10.5902/2236499432346

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional