A relação campo-cidade na geografia brasileira: Apontamentos teóricos a partir de periódicos científicos

Autores

  • Flamarion Dutra Alves Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947570

Resumo

Esta pesquisa trata da evolução da temática campo-cidade na geografia brasileira partindo de 1939 a 2009, baseada em artigos publicados em dez periódicos científicos em geografia. O artigo apresenta os diferentes modos de investigação por parte dos geógrafos, no que tange a relação campo-cidade, desde uma visão dicotômica e pouco interligada na geografia clássica, passando pelos usos de modelos espaciais e quantitativos na geografia teorética (ainda com pouca integração dos espaços rurais e urbanos), até as questões associadas e interligadas dos espaços periurbanos, rururbanos e contínuos na combinação das estruturas e processos dos espaços rurais e urbanos da geografia contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flamarion Dutra Alves, Universidade Federal de Alfenas

Geógrafo pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Extensão Rural na Universidade Federal de Santa Maria, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Líder do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais- GERES/UNIFAL-MG. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas/MG.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

Dutra Alves, F. (2012). A relação campo-cidade na geografia brasileira: Apontamentos teóricos a partir de periódicos científicos. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(3), 7–18. https://doi.org/10.5902/223649947570

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional