PRATICANDO A GEOGRAFIA EM AMBIENTES NÃO-ESCOLARES: UMA EXPERIÊNCIA NA ORLA FLUVIAL DE BELÉM-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947481Resumo
O artigo discute a experiência de geógrafos pesquisadores a partir da interação com a vivência cotidiana de sujeitos produtores do espaço em feiras, portos e trapiches presentes na orla fluvial de Belém (Pará). Tal experiência mostra a possibilidade de um diálogo construtivo que articula saberes acadêmicos àqueles elaborados no seio de vivências cotidianas e de suas organizações. Além do estudo da geografia cotidiana dos sujeitos presentes em três realidades particulares da orla sul da cidade, foram consideradas suas formas de organização, bem como o potencial participativo e de reflexão política dos mesmos face às demandas sócio-espaciais existentes e às propostas de intervenção do poder público na orla fluvial de Belém. A experiência revela, igualmente, a possibilidade de interação entre universidade e realidades urbanas específicas, bem como a instrumentação recíproca por meio do exercício para a formação profissional em Geografia e para a formação política cidadã.
Palavras-chave: Geografia, ambientes não-escolares, orla fluvial, Belém-Pará.
DOI: 10.5902/223649947481
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