PRATICANDO A GEOGRAFIA EM AMBIENTES NÃO-ESCOLARES: UMA EXPERIÊNCIA NA ORLA FLUVIAL DE BELÉM-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947481Resumen
O artigo discute a experiência de geógrafos pesquisadores a partir da interação com a vivência cotidiana de sujeitos produtores do espaço em feiras, portos e trapiches presentes na orla fluvial de Belém (Pará). Tal experiência mostra a possibilidade de um diálogo construtivo que articula saberes acadêmicos àqueles elaborados no seio de vivências cotidianas e de suas organizações. Além do estudo da geografia cotidiana dos sujeitos presentes em três realidades particulares da orla sul da cidade, foram consideradas suas formas de organização, bem como o potencial participativo e de reflexão política dos mesmos face às demandas sócio-espaciais existentes e às propostas de intervenção do poder público na orla fluvial de Belém. A experiência revela, igualmente, a possibilidade de interação entre universidade e realidades urbanas específicas, bem como a instrumentação recíproca por meio do exercício para a formação profissional em Geografia e para a formação política cidadã.
Palavras-chave: Geografia, ambientes não-escolares, orla fluvial, Belém-Pará.
DOI: 10.5902/223649947481
Referências
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 21ª ed.. São Paulo: Paz e Terra, 1997.LEFEBVRE, Henry. La productión de l’espace. Paris: Anthropos, 1974.
PERRENOUD, Phillipe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PONTUSCHKA, Nídia. Nacib. A geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. (Org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 111-142.
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo. Práticas de ensino em Geografia. Rondon do Pará: Universidade Federal do Pará, 2004. (mimeo).
SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.(Coleção Ciências Sociais)._____. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SAVIANI, Demerval. O debate teórico e metodológico no campo da história e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, Demerval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (Orgs.). História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual.Campinas: Autores Associados/HISTEDBR, 1998. p.7-15.
THIOLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1996.
TRINDADE JR., Saint-Clair Cordeiro da Trindade; SILVA, Marcos Alexandre Pimentel. Belém: a cidade e o rio na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2006.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.


