A produção do território epistemológico camponês e a interculturalidade da pedagogia de casas familiares rurais do Brasil e de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499474456

Palavras-chave:

Casa Familiar Rural, Pedagogia da Alternância, Epistemologias do Sul

Resumo

As Casas Familiares Rurais e a Pedagogia da Alternância têm produzido um conhecimento que articula a ancestralidade camponesa e os conhecimentos sistematizados historicamente em um processo territorial emancipatório. Desde a origem, em 1935, a conexão escola-comunidade favorece a permanência dos jovens no campo em relações político-sociais que integram uma práxis transformadora. Este artigo objetiva dar visibilidade à vida de egressos da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas (Brasil) e da Casa Escola Agrícola Campo Verde (Portugal), na ecologia de saberes dessas Epistemologias do Sul. A pesquisa qualitativa utilizou-se de entrevistas, vivências e observações, e identificou a apropriação do espaço que reconhece, valida e formaliza o conhecimento da resistência ao agronegócio. Na interculturalidade do território epistemológico camponês, essas escolas são uma alternativa de educação e emancipação do camponês.

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Biografia do Autor

Angelita Zimermann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ane Carine Meurer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFSM), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM), da Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Manuela Duarte Guilherme, University of Coimbra

 Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2002, onde integra o "Grupo de Investigação em Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz". Os seus interesses de investigação são Comunicação e Educação Interculturais, Plurilinguismo e Epistemologias Interculturais na investigação Transnacional, Formação de Professores, Políticas Linguísticas na Educação, Mobilidade e Etnicidade.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Zimermann, A., Meurer, A. C., & Guilherme, M. M. D. (2023). A produção do território epistemológico camponês e a interculturalidade da pedagogia de casas familiares rurais do Brasil e de Portugal. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e74456. https://doi.org/10.5902/2236499474456

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional