Escola do campo multisseriada: experiência docente

Autores

  • Franciele Druzian Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes
  • Ane Carine Meurer Universidade Federal de Santa Maria- Centro de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499410777

Resumo

Este trabalho tenciona questões referentes à Educação do Campo multisseriada. Para isso, é baseado na experiência docente e revisão literária, com o objetivo de fazer uma prospecção preliminar da realidade no município de Santa Maria/RS. Em função da constante redução dos discentes do campo, a implantação das classes multisseriadas torna-se periodicamente uma necessidade local, experienciada na maioria das atuais nove instituições do meio rural, as quais representam 20% do total de Escolas de Ensino Fundamental do município. Logo, formação continuada dos professores, novas metodologias de ensino, adequação do conteúdo à realidade do campo, entre outros, são desafos a serem enfrentados para um ensino mais efcaz e inovador. A temática, por ser um objeto de investigação inexplorado localmente, necessita estudos complementares, como este, que integra refexões sobre o ensino multisseriado.

 

Palavras-chave: Classes multisseriadas; Educação do Campo; Ensino Fundamental.

 

DOI: 10.5902/2236499410777

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Biografia do Autor

Franciele Druzian, Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

Pedagoga Especialista em Alfabetização e Letramento e Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

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Publicado

2013-09-17

Como Citar

Druzian, F., & Meurer, A. C. (2013). Escola do campo multisseriada: experiência docente. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(2), 129–146. https://doi.org/10.5902/2236499410777