ANÁLISE DO BALANÇO RADIATIVO NA AVENIDA QUEIROZ FILHO – SÃO PAULO/SP SOB CONDIÇÃO DE CÉU CLARO NA ESTAÇÃO SECA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947373Resumo
O balanço radiativo e a temperatura das paredes de um canyon urbano na cidade de São Paulo são observados remotamente com a utilização de radiômetros e termômetros infravermelhos de precisão. Estes instrumentos são posicionados sobre uma plataforma móvel, a qual desloca-se na base do canyon. Os padrões radiativo e térmico são verificados, ao longo da trajetória, através de diferentes tipos de cobertura e ocupação do solo, durante as primeiras horas de um período diurno e também durante um período noturno na estação seca. Também foram realizadas medições da temperatura do ar, bem como, estimativas da distribuição espacial da temperatura, entre a atmosfera e as edificações urbanas. A presença de um gradiente de temperatura atmosférico urbano é bem definida através da área desprovida de vegetação arbórea, com uma magnitude máxima variando entre 6ºC e 12ºC. Sob a área densamente arborizada parece que este fenômeno não é pronunciado, embora um saldo negativo do fluxo radiativo em ondas longas em torno de 60 Wm-2 entre a superfície do canyon analisado e a atmosfera pudesse ser identificado. Palavras-chave: transeto móvel, temperatura das paredes, clima urbano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.