ANÁLISE MULTITEMPORAL DO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DA VEGETAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAIBARAS NO ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947360Resumo
Este trabalho teve o objetivo de analisar uma série multitemporal de imagens LANDSAT 5, onde estas, passaram por técnicas de processamento digital de imagens, possibilitando gerar imagens NDVI (índice de vegetação da diferença normalizada), desta forma foi possível identificando e quantificando os níveis de degradação da cobertura vegetal na área da Bacia Hidrográfica do Rio Jaibaras / CE, no período de 24 anos, sendo especificamente, realizada a pesquisa nos anos de 1985, 1992, 1996, 2007 e 2009. Através do uso de técnicas de classificação, de processamento digital de imagens e trabalho de campo foram elaborados os mapas temáticos dos níveis de degradação da cobertura vegetal da bacia hidrográfica do rio Jaibaras / CE, sendo a vegetação classificada em: vegetação conservada, parcialmente degradada, degradada, fortemente degradada e solo exposto, evidenciando o desgaste e a evolução dos níveis de conservação da vegetação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.