O ENSINO DO ALGURES E DO OUTRORA: APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E DA HISTÓRIA A PARTIR DAS OBRAS DE YVES LACOSTE E MARC FERRO
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947349Resumo
O artigo decorre de um projeto de pesquisa que investiga as relações entre o ensino da história e da geografia e o uso social e político da memória coletiva e dos espaços. Este estudo tem por objetivo discutir o trato dessa questão nas obras de Yves Lacoste e Marc Ferro. Parece possível afirmar que, para esses autores, o controle da memória histórica e do conhecimento dos lugares foi compreendido como uma dimensão fundamental para garantir o poder político de determinados grupos sociais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.