Prática de campo em paleo-rotas e o uso desta como proposta de ensino de Geociências na Educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947335Resumo
O presente artigo tem como intuito apresentar a experiência de uma prática de campo na região dos campos gerais especificamente nas cidades de Castro, Ponta Grossa e Tibagi-PR, tendo esta abordagem paleontológica de uma dada paleorota como um proposta de ensino de geociências na educação básica usando para tanto a prática de campo. De forma geral, esse trabalho teve como base a compreensão paleontológica relacionada a saídas de campo feitas com o grupo de pesquisa Palaios da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na região dos Campos Gerais especificamente nas cidades de Castro, Ponta Grossa e Tibagi-PR,Brasil. Como interesse foi feito o reconhecimento dos afloramentos fossilíferos e consecutivamente a coleta e classificação de alguns exemplares. Estes, através da taxonomia e a tafonomia, serviram de material para definir a estratificação cronológica dos achados. Com uso da discussão teórica dos elementos abordados, e visto a pouca abordagem da Paleontologia na Educação Básica, buscou-se também uma possível transposição das idéias de paleo-rotas para o Ensino Fundamental e Médio, enfatizando a importância da pesquisa na Paleontologia e a conservação de sítios com o pressuposto de uma educação ambiental, propiciando assim, ambientes alternativos para o ensinoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.