Prática de campo em paleo-rotas e o uso desta como proposta de ensino de Geociências na Educação básica

Autores

  • Fernando Fernandes Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
  • Thales Ravel Hetka Okonoski
  • Ian Navarro de Oliveira Silva

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947335

Resumo

O presente artigo tem como intuito apresentar a experiência de uma prática de campo na região dos campos gerais especificamente nas cidades de Castro, Ponta Grossa e Tibagi-PR, tendo esta abordagem paleontológica de uma dada paleorota como um proposta de ensino de geociências na educação básica usando para tanto a prática de campo. De forma geral, esse trabalho teve como base a compreensão paleontológica relacionada a saídas de campo feitas com o grupo de pesquisa Palaios da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na região dos Campos Gerais especificamente nas cidades de Castro, Ponta Grossa e Tibagi-PR,Brasil. Como interesse foi feito o reconhecimento dos afloramentos fossilíferos e consecutivamente a coleta e classificação de alguns exemplares. Estes, através da taxonomia e a tafonomia, serviram de material para definir a estratificação cronológica dos achados. Com uso da discussão teórica dos elementos abordados, e visto a pouca abordagem da Paleontologia na Educação Básica, buscou-se também uma possível transposição das idéias de paleo-rotas para o Ensino Fundamental e Médio, enfatizando a importância da pesquisa na Paleontologia e a conservação de sítios com o pressuposto de uma educação ambiental, propiciando assim, ambientes alternativos para o ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Fernandes, Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Geografia mestrado em Gestão do Território da Univesidade Estadual de Ponta Grossa

Thales Ravel Hetka Okonoski

Mestrando em Geografia – Gestão do Território, UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

Ian Navarro de Oliveira Silva

Mestrando em Geografia – Gestão do Território, UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

Downloads

Publicado

2012-09-01

Como Citar

Fernandes, F., Okonoski, T. R. H., & Silva, I. N. de O. (2012). Prática de campo em paleo-rotas e o uso desta como proposta de ensino de Geociências na Educação básica. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(2), 63–78. https://doi.org/10.5902/223649947335