Territorialidades étnicas e identidade nacional: O caso da Guiana Francesa
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947331Resumo
A Guiana Francesa é uma região administrativa da França na Pan-Amazônia, caracterizada pelo encontro e desencontro de etnias as quais são uma expressão dessa sociedade pós-colonial e, como tal, revela as contradições inscritas nas representações e nos territórios, bem como nas estratégias de poder elaboradas pelo choque entre as diferenças. Diante disso, a memória coletiva é marcada pelo antigo padrão dominado e dominante, sendo que no caso da Guiana Francesa, criou-se um sistema complexo e plural de resistência, estigmas, adaptação e simbiose de etnicidades, repercutindo na configuração urbana de suas principais cidades. Em conseqüência, a busca atual pela afirmação de uma identidade guianesa simboliza mais do que um projeto de nacionalidade, trata-se de uma resposta ao processo de inferiorização que somatizou e descrimina os descendentes de escravos e os “guianeses” de modo geral.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.