Educação do campo na perspectiva da educação ambiental: interlocuções necessárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499472187

Palavras-chave:

Educação escolar, Sustentabilidade, LDB, Políticas educacionais, Agronegócio

Resumo

O presente estudo teórico objetiva trazer reflexões que evidenciam o cenário contraditório nacional relacionado ao Campo e à Educação do Campo, indicando como a Educação Ambiental Crítica constitui-se como instrumento que pode qualificar os processos educativos do Campo para compreensão da realidade socioambiental. Evidenciou-se que as mudanças políticas e econômicas em nosso país acompanhadas pela expansão da industrialização global e da mecanização agrícola marcaram a configuração do campo brasileiro. Nesse sentido, a educação escolar pode ser um meio para o desvelamento da realidade aos cidadãos, e, portanto torna-se prioritário refletir como a Educação do Campo pode contribuir para que os indivíduos entendam as condições de vida impostas a eles, podendo contar, para isso, com processos educativos ambientais que tematizem o ambiente onde vivem reconhecendo o que tem sido deflagrado a ele. 

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Biografia do Autor

Carolina Borghi Mendes, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Jacarezinho, PR,

Bióloga - Professora do Colegiado de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Humanas e da Educação - Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).  Doutora em Educação para a Ciência – UNESP – Bauru/SP 

Jorge Sobral da Silva Maia, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Jacarezinho, PR

Biólogo – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação- UENP; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação - Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).  Doutor em Educação para a Ciência – UNESP – Bauru/SP 

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Publicado

2022-12-24

Como Citar

Mendes, C. B., & Maia, J. S. da S. (2022). Educação do campo na perspectiva da educação ambiental: interlocuções necessárias . Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e1. https://doi.org/10.5902/2236499472187

Edição

Seção

Edição Especial