O TERRITÓRIO EM ROGÉRIO HAESBAERT: CONCEPÇÕES E CONOTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499422589Resumo
Rogério Haesbaert da Costa, geógrafo brasileiro nascido no Rio Grande do Sul, traz em sua carreira acadêmica e em seus escritos uma preocupação central com a categoria território e seus desmembramentos contemporâneos, das des-re-territorializações e as multi e transterritorialidades. Pautado em um referencial teórico eclético, o autor se aproxima, mais recentemente, de uma leitura pós-estruturalista e pós-moderna sobre os processos de dominação e apropriação do espaço. Considerando a popularidade e difusão de sua obra na geografia brasileira e sul-americana, faremos neste artigo uma análise de obras selecionadas do autor sobre o território, trazendo à tona alguns significados e especificidades de seu pensamento.
Palavras-chave: Território; Des-re-territorialização; Territorialidades; Rogério Haesbaert.
Downloads
Referências
BADIE, Bertrand. O fim dos territórios: ensaio sobre a desordem internacional e sobre a utilidade social do respeito. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. SP: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil-Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. RJ: Editora 34, 1995.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e atores. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
De CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes da fazer. 3ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 28 a. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
________________. Segurança, Território e População: Curso dado no Colégio de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
_________________. Nascimento da Biopolítica. SP: Martins Fontes, 2008b.
HABERMAS, Jurgen. Modernidade versus Pós-modernidade. Arte em Revista, ano 5, n. 7, 1983.
HAESBAERT, R. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. RJ: Bertrand, 2014.
___________________. O mito da desterritorialização: Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
____________________. Des-territorialização e identidade: a rede gaúcha no Nordeste. Niterói: Eduff, 1997.
____________________. Dilema de conceitos: espaço-território e contenção territorial. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S., Território e territorialidades: teoria, processos e conflitos. SP: Expressão Popular, 2009, p. 95-120.
_____________________. A desterritorialização: Entre as redes e os aglomerados de exclusão. In: CASTRO, Iná E., et. al, Geografia: Conceitos e temas. 5ª. Ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p. 165-206.
_____________________. Território e multiterritorialidade: um debate. Geographia, Niterói, UFF, Ano 9, n. 17, 19-46, 2007.
____________________. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina, São Paulo, USP, AGB, p. 6.774-6.792, 20 a 26 de março de 2005. Disponível em: < http://ucbweb2.castelobranco.br.pdf>. Acesso em 10/01/2013.
____________________.; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Etc: Espaço, Tempo e Crítica, Niterói, UFF, v. 1, n. 2, p. 39-52, ago de 2007.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Raquel. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
JAMESON, Friedric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos, São Paulo, Cebrap, n.12, p. 16-26, jun. 1985.
LEFÉBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início, fev.2006.
LYOTARD, Jean F. O pós-moderno. 3ª. Ed. RJ: José Olímpio, 1988.
SACK, R. Human territoriality: Its theory and history. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
SILVA, Ana Cristina da. O pensamento geográfico brasileiro na travessia do século XX para o XXI: o território nas tramas das significações imaginárias. Tese (Doutorado), Programa de Pós-graduação em Geografia, FCT-UNESP-Presidente Prudente, 2010, 340 f. (Anexo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.