APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE CONCENTRAÇÃO DE RUGOSIDADE (ICR) PARA ANÁLISE DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E PARA TRAÇADO DE LINEAMENTOS ESTRUTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499422544Resumo
RESUMO
O presente trabalhou aplicou o índice ICR (índice de concentração de rugosidade) em três bacias hidrográficas (bacias dos rios Coutinho, Maracujá e Campo Real), localizadas no município de Guarapuava, no centro sul do Estado do Paraná.
O ICR se mostrou uma técnica adequada para identificação da dissecação do relevo, pois identificou com precisão as zonas de grande interferência tectônica, a partir dos lineamentos traçados, demonstrando as áreas com maior e menor incisão fluvial. Além disso, a visualização das zonas de intensidade de ICR facilitou uma interpretação geral da disposição das morfologias que compõem o relevo, sejam elas ligadas direta ou indiretamente às zonas de falha e fratura.
Palavras-Chave: ICR; Lineamentos; declividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.