O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS RELAÇÕES COM A PEDAGOGIA CRÍTICA DO LUGAR: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Vanessa Lessio Diniz Universidade Estadual de Campinas Instituto de Geociências Doutoranda
  • Maurício Compiani Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Professor Titular

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499421789

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições metodológicas da Pedagogia Crítica do Lugar no ensino de geografia e na prática pedagógica interdisciplinar com professoras de Matemática, Português e Artes do ensino fundamental (ciclo II) da rede estadual de Campinas-SP, essas participantes do projeto de formação continuada Ribeirão Anhumas na Escola. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação colaborativa. Foi realizada a observação-participante durante o processo de formação das professoras, com o objetivo de compreender como ocorreu a articulação das disciplinas e a construção de conhecimentos escolares partindo do contexto do aluno e da escola.

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Biografia do Autor

Vanessa Lessio Diniz, Universidade Estadual de Campinas Instituto de Geociências Doutoranda

Departamento de Geografia

Linha: Dinâmica Territorial: sistemas técnicos atuais e novas práticas sócio-espaciais.

Maurício Compiani, Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Professor Titular

Depto de Ensino de Práticas Culturais


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Publicado

2017-04-20

Como Citar

Diniz, V. L., & Compiani, M. (2017). O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS RELAÇÕES COM A PEDAGOGIA CRÍTICA DO LUGAR: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(1), 65–77. https://doi.org/10.5902/2236499421789