A SOCIEDADE CONTRA A ESCOLA – SOBRE UMA ABORDAGEM RADICAL PARA O PROBLEMA DA ESCOLA PÚBLICA.

Autores

  • Elias Coimbra da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499421460

Resumo

O artigo que apresentamos e cujo caráter é eminentemente teórico coloca-se a tarefa de problematizar a ideia de fim da escola ou desescolarização da sociedade. A dificuldade, nesse caso, resulta da natureza complexa dessa instituição, ao lado do que podemos indicar o próprio esfacelamento, de fato, da escola pública no Brasil. Desse modo, iremos, previamente, refletir acerca da função da escola ante a importância do processo de educação e/ou socialização, destacando também o fato de que os anarquistas apontavam a perigosa analogia entre escola e Estado. Contudo, de qual escola se trata? Será a escola um adversário tão ímpio? Ou será que ela pode vir a ser o último recurso de certas camadas da população? Mais do que respostas, propomos aqui perguntas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Coimbra da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Professor do departamento de Geografia da UFT. Trabalha com Ensino de Geografia.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006/a.

__________. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006/b.

BATALHA de classe. A classe operária, Rio de Janeiro, p. 1, 25 ago. 1928.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1974.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia P. Costa. São Paulo: Ed. 34, 1995. Vol. 1.

ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

__________. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.

EVANGELISTA, Olinda. “Ação católica e formação docente na década de 1930”. Educação e Filosofia, Uberlândia-MG, v. 16, n. 31, p. 9-28, jan./jun. 2002.

FAULKNER, William Cuthbert. As I lay dying. [s.l.]: Global Grey, 2015. E-Book. Public Domain. Disponível em: < http://www.globalgreyebooks.com>. Acesso em: 27 fev. 2016.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

GALLO, Sílvio. “Francisco Ferrer Guardia: o mártir da Escola Moderna”. Pro-Posições, Campinas-SP, v. 24, n. 2, p. 241-251, maio/ago. 2013.

HERSKOVITS. Melville Jean. Antropologia Cultural: Man and his works. Tradução de Maria José de Carvalho e Hélio Bichels. São Paulo: Mestre Jou, 1963.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.

KHOURY, Yara Maria Aun. Edgard Leuenroth; uma voz libertária: imprensa, memória e militância anarco-sindicalistas. 1988. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, FFLCH, USP, São Paulo-SP.

LAMPEDUSA, Giuseppe Tomasi. O Leopardo. Tradução de Rui Cabeçadas. 3. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1963.

MARX, Karl. O dezoito de brumário de Luís Bonaparte. Tradução de Nélio Schneider. Prólogo Herbert Marcuse. São Paulo: Boitempo, 2011.

OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do Século XX. Tradução de Eduardo Francisco Alves e Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996

RANCIÈRE, Jacques. Los nombres de la historia: una poética del saber. Traducción de Viviana Claudia Ackerman. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1993.

SACRISTÁN, José Giméno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SILVA, Rodrigo Rosa. Anarquismo, ciência e educação: Francisco Ferrer y Guardia e a rede de militantes e cientistas em torno do ensino racionalista (1890-1920). 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, USP, São Paulo-SP.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Silva, E. C. da. (2016). A SOCIEDADE CONTRA A ESCOLA – SOBRE UMA ABORDAGEM RADICAL PARA O PROBLEMA DA ESCOLA PÚBLICA. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(3), 115–124. https://doi.org/10.5902/2236499421460