EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS E MILITÂNCIA CARTOGRÁFICA PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL

Autores

  • Jorn Seemann Ball State University, EEUU
  • Mariano de Oliveira Carvalho Universidade Estadual do Vale de Acarau (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499420508

Resumo

Apesar dos debates enriquecedores na educação cartográfica brasileira nos últimos 15 anos, ainda há poucos trabalhos que visam aplicar mapas e mapeamentos como instrumentos para provocar mudanças na sociedade. Este texto discute as relações entre a educação, a geografia cidadã e a cartografia escolar, tendo como destaque as atividades das chamadas expedições geográficas do geógrafo americano William Bunge que procurou estabelecer um ligação mais estreita entre comunidades e estudantes nos Estados Unidos nos anos 70. Um estudo de caso de um projeto em um ambiente educacional do Sul do Ceará é usado como exemplo de militância cartográfica para indicar e definir possíveis caminhos futuros para a educação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições geográficas. 6º ano. Manual do professor. São Paulo: Moderna, 2011a.

______. Expedições geográficas. 7º ano. Manual do professor. São Paulo: Moderna, 2011b.

______. Expedições geográficas. 9º ano. Manual do professor. São Paulo: Moderna, 2011c.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Nova cartografia social. In: ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de; FARIAS JR., Emmanuel de Almeida, orgs. Povos e comunidades tradicionais. Nova cartografia social. Manaus: UEA Edições, 2013a, p.28-34.

______. Nova cartografia social: territorialidades específicas e politização da consciência das fronteiras. In: ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de; FARIAS JR., Emmanuel de Almeida, orgs. Povos e comunidades tradicionais. Nova cartografia social. Manaus: UEA Edições, 2013b, p.157-173.

______, org. Mapeamento social como instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e a devastação: processos de capacitação de povos e comunidades tradicionais: agricultores, extrativistas do Paraizinho contra o desmatamento e luta pela posse da terra no rio Madeira. Manaus: UEA Edições, 2013c. Disponível em . Acesso em 06 maio 2014.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de; FARIAS JR., Emmanuel de Almeida, orgs. Povos e comunidades tradicionais. Nova cartografia social. Manaus: UEA Edições, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BUNGE, William. Theoretical geography. Lund (Suécia): Gleerup, 1962.

____. The first years of the Detroit Geographical Expedition: a personal report. Field Notes: Discussion Paper No. 1. Detroit: DGEI/SHE, 1969. Disponível em < http://freeuniversitynyc.org/files/2012/09/FieldNotesIDGEI.pdf>. Acesso em 03 jun 2014.

______. Fitzgerald. Geography of a revolution. Cambridge, MA: Schenkman Publishing Company, 1973a.

______. The Geography. Professional Geographer, v.25, n.4, p.331-337, 1973b.

______. Perspective on theoretical geography. Ann. Assoc. Am. Geogr., v.69, n.1, p.169-174, 1979.

BUNGE, William; BORDESSA, Ronald. The Canadian alternative: survival, expedition, and urban change. Geographical Monographs no.2. Toronto: York University, 1975.

CRAMPTON, Jeremy, KRYGIER, John. Uma introdução à cartografia crítica. In: ACSELRAD, Henri, org. Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 2008, p.85-111.

DALTON, Craig; MASON-DEESE, Liz. (Counter)mapping actions: mapping as militant research. ACME, An International E-Journal for Critical Geographies, v.11, n.3, p.439-466, 2012.

DEMO, Pedro. A nova LDB. Ranços e avancos. Campinas/SP: Papirus, 1997.

DETROIT GEOGRAPHICAL EXPEDITION AND INSTITUTE. A Report to the Parents of Detroit on School Decentralization (Field Notes No. 2). Detroit: DGEI, 1970.

Disponível em <http://freeuniversitynyc.org/files/2012/09/ FieldNotesIISchool Decentralization.pdf>. Acesso em 03 jun 2014.

______. The Geography of the Children of Detroit. Field Notes: Discussion Paper No. 3. Detroit: DGEI, 1971. Disponível em < http://freeuniversitynyc.org/files/2012/09/Detroit-Geographical-Expedition-and-Institute-1971.pdf>. Acesso em 03 jun 2014.

DETROIT UNREAL ESTATE AGENCY. Atlas of love and hate. Volume, v.22 (supplement), sem páginas, 2009.

D’IGNAZIO, Catherine. About the Detroit Geographic Expedition. Blog postado em 07 ago, 2013. Disponível em < http://civic.mit.edu/blog/kanarinka/the-detroit-geographic-expedition-and-institute-a-case-study-in-civic-mapping>. Acesso em 26 maio, 2014.

DOW, Maynard Weston, org. William Bunge interviewed by Donald Janelle. Geographers on film transcriptions, p.1-5, 2004 [1976]. Disponível em <http://jupiter.plymouth.edu/~gof/transcribes-all.doc>‎. Acesso em 05 maio, 2014.

FONDO INTERNACIONAL DE DESARROLLO AGRÍCOLA. Buenas prácticas en cartografía participativa. Roma: FIDA, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 34. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

GOODCHILD, Michael. Theoretical geography (1962): William Bunge. In: HUBBARD, Phil; KITCHIN, Rob; VALENTINE, Gill, orgs. Key texts in human geography. London: SAGE, 2008, p.9-16.

HERSCHER, Andrew. The unreal estate guide to Detroit. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2012.

HEYMAN, Rich. “Who’s going to man the factories and be the sexual slaves if we all get PhDs?” Democratizing knowledge production, pedagogy, and the Detroit Geographical Expedition and Institute. Antipode, v.39, n.1, p.99-120, 2007.

HODGSON, D. L.; SCHROEDER, R. A. Dilemmas of countermapping community resources in Tanzania. Development and Change, v.33, n.1, p.79–100, 2002.

MOGEL, Lize; BHAGAT, Alex. An atlas of radical cartography. Los Angeles: Journal of Aesthetics and Protest, 2007.

OLIVEIRA, João Pacheco de. Soberania, democracia e cidadania. In: ALMEIDA; FARIAS JR., Emmanuel de Almeida, orgs. Povos e comunidades tradicionais. Nova cartografia social. Manaus: UEA Edições, 2013, p.12-13.

PARKER, B. Constructing community through maps? Power and praxis in community mapping. Professional Geographer, v.58, n.4, p.470–484, 2006.

PAWSON, Eric; TEATHER, Elizabeth. “Geographical expeditions”: accessing the benefits of a student-driven fieldwork method. Journal of Geography in Higher Education, v.26, n.3, p.275-289, 2002.

PELUSO, Nancy. Whose woods are these? Counter-mapping forest territories in Kalimantan, Indonesia. Antipode, v.27, n.4, p.383-406, 1995.

PERKINS, Chris. Community mapping. The Cartographic Journal, v.44, n.2, p.127–137, 2007.

PINDER, David. Subverting cartography: The situationists and maps of the city. Environment and Planning A, v.28, n.3, p.405-427, 1996.

SANTOS, Milton. Por uma geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim Gaúcho de Geografia, v.21, p.7-14, 1996.

______. Geografia: além do professor? Geographia, v.13, n.25, p.7-15, 2011 [1996].

SANTOS, Renato Emerson dos. Ativismos cartograficos: notas sobre formas e usos da representacao espacial e jogos de poder. Revista Geográfica de América Central, v.2, n.47E, p.1-17, 2011.

SAVIANI, Dermeval. As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina. Cad. Pesq. São Paulo, v.42, p.8-18, 1982.

SEEMANN, Jörn. Representações cartográficas nas ciências políticas: da política dos mapas aos mapas da política. Tendências (Crato), v. 4, p. 209-234, 2006.

______. Subvertendo a cartografia escolar no Brasil. Geografares, n.12, p.138-174, 2012.

SILVA, Benedicto, org. Dicionário de ciências sociais. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1986.

THOREAU, Henry David. A desobediência civil. Tradução: Sérgio Karam. Porto Alegre: L&PM, 1997[1849], p.5 – 56.

WARREN, Gwendolyn. No rat walls on Bewick. In DETROIT GEOGRAPHICAL EXPEDITION AND INSTITUTE. The Geography of the Children of Detroit. Field Notes: Discussion Paper No. 3. Detroit: DGEI, 1971, p.25-35.

WOOD, Denis. The power of maps. New York: Guilford Press, 1993.

______. Rethinking the power of maps. New York: Guilford Press, 2010.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Como Citar

Seemann, J., & Carvalho, M. de O. (2017). EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS E MILITÂNCIA CARTOGRÁFICA PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(1), 123–136. https://doi.org/10.5902/2236499420508