LUGARES DE DEVOÇÃO À SANTA ABADIA NO INTERIOR DE GOIÁS: a igreja da padroeira, a praça, os residentes e visitantes

Autores

  • Jean Carlos Vieira Santos Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Márcia Regina Feitosa Santos Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499419935

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o lugar de fé e devoção à Nossa Senhora da Abadia e compreender se, no espaço investigado - a cidade de Quirinópolis - existe algum sentido ou elementos que possibilitem a discussão da religiosidade como uma relação de fé e devoção estabelecida. Nessa perspectiva, visa-se apresentar algumas análises sobre as particularidades, as relações estabelecidas nos espaços da igreja, praça da matriz e nos espaços públicos urbanos, além de verificar como tal devoção e constituída histórica e culturalmente. Os principais resultados (apresentados nas análises e inquéritos) apontam para um grupo de sujeitos de base local e regional que planejam, organizam e fazem a festa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Vieira Santos, Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professor e Pesquisador do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduação, Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Pós-doutorando em Turismo pela Universidade do Algarve (Portugal).

Márcia Regina Feitosa Santos, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Foi bolsista de pesquisa PVIC da UEG, Campus Quirinópolis.

Referências

CLAVAL, P. As abordagens da geografia cultural. In: CASTRO, I. E. de.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

D’ABADIA, Maria Idelma Vieira. Nos caminhos do Muquém: romaria e fé X turismo e lazer. In: ALMEIDA, Maria Geralda de. Paradigmas do turismo. Goiânia: Alternativa, 2003.

D’ABADIA, Maria Idelma Vieira. Diversidade e identidade religiosa: uma leitura espacial dos padroeiros e seus festejos em Muquém, Abadiânia e Trindade-GO. 1. ed. São Paulo: Paco, 2014.

MARAFON, G. J. O trabalho de campo como um instrumento de trabalho para o investigador em geografia agrária. In: RAMIRES, J. C. de L.; PESSÔA, V. L. S. Geografia e pesquisa qualitativa: nas trilhas da investigação. Uberlândia: Assis, 2009.

MARQUES, Luana M. A festa em nós: fluxos, coexistências e fé em Santos Reis no Distrito de Martinésia – Uberlândia (MG). 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

REZENDE, N. A. P.; SANTOS, J. C. V. Turismo científico nas cidades do entorno do Parna Emas (GO/MT/MS). In: SIMPÓSIO DE TURISMO SERTANEJO, 7., Ituiutaba, 2013. Anais... Ituiutaba: UFU, 2013.

ROSENDAHL, Z. O sagrado e o espaço. In: CASTRO, I. E. de.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

ROSENDAHL, Z. Território e territorialidade: uma perspectiva geográfica para o estudo religioso. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. Geografia: temas sobre cultura e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005.

SAGIM JÚNIOR, Odir; SAGIM, Mirian Botelho. Quirinópolis histórico. Goiânia: O Popular, 2000.

SANTOS, Jean Carlos Vieira. Políticas de Regionalização e Criação de Destinos Turísticos entre o Lago de São Simão e a Lagoa Santa no Baixo Paranaíba Goiano. 2010. 367 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.

SANTOS, Maria da Graça Mouga Poças. Espiritualidade, turismo e território. Estoril: Principia, 2006.

SCHAFFER, N. O. Ler a paisagem, o mapa, o livro: escrever nas linguagens da Geografia. In: NEVES, I. C. B. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.

SOUZA, E. A. O Território e as estratégias de permanência camponesa da comunidade Pedra Lisa no processo de expansão das lavouras de cana-de-açúcar, em Quirinópolis (GO). 2013. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

URZEDO, M. da F. A. Quirinópolis – mãos e olhares II: história & imagem. Goiânia: Kelps, 2012.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Santos, J. C. V., & Santos, M. R. F. (2016). LUGARES DE DEVOÇÃO À SANTA ABADIA NO INTERIOR DE GOIÁS: a igreja da padroeira, a praça, os residentes e visitantes. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(3), 32–42. https://doi.org/10.5902/2236499419935

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional