LUGARES DE DEVOÇÃO À SANTA ABADIA NO INTERIOR DE GOIÁS: a igreja da padroeira, a praça, os residentes e visitantes
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499419935Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o lugar de fé e devoção à Nossa Senhora da Abadia e compreender se, no espaço investigado - a cidade de Quirinópolis - existe algum sentido ou elementos que possibilitem a discussão da religiosidade como uma relação de fé e devoção estabelecida. Nessa perspectiva, visa-se apresentar algumas análises sobre as particularidades, as relações estabelecidas nos espaços da igreja, praça da matriz e nos espaços públicos urbanos, além de verificar como tal devoção e constituída histórica e culturalmente. Os principais resultados (apresentados nas análises e inquéritos) apontam para um grupo de sujeitos de base local e regional que planejam, organizam e fazem a festa.Downloads
Referências
CLAVAL, P. As abordagens da geografia cultural. In: CASTRO, I. E. de.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
D’ABADIA, Maria Idelma Vieira. Nos caminhos do Muquém: romaria e fé X turismo e lazer. In: ALMEIDA, Maria Geralda de. Paradigmas do turismo. Goiânia: Alternativa, 2003.
D’ABADIA, Maria Idelma Vieira. Diversidade e identidade religiosa: uma leitura espacial dos padroeiros e seus festejos em Muquém, Abadiânia e Trindade-GO. 1. ed. São Paulo: Paco, 2014.
MARAFON, G. J. O trabalho de campo como um instrumento de trabalho para o investigador em geografia agrária. In: RAMIRES, J. C. de L.; PESSÔA, V. L. S. Geografia e pesquisa qualitativa: nas trilhas da investigação. Uberlândia: Assis, 2009.
MARQUES, Luana M. A festa em nós: fluxos, coexistências e fé em Santos Reis no Distrito de Martinésia – Uberlândia (MG). 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
REZENDE, N. A. P.; SANTOS, J. C. V. Turismo científico nas cidades do entorno do Parna Emas (GO/MT/MS). In: SIMPÓSIO DE TURISMO SERTANEJO, 7., Ituiutaba, 2013. Anais... Ituiutaba: UFU, 2013.
ROSENDAHL, Z. O sagrado e o espaço. In: CASTRO, I. E. de.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
ROSENDAHL, Z. Território e territorialidade: uma perspectiva geográfica para o estudo religioso. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. Geografia: temas sobre cultura e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005.
SAGIM JÚNIOR, Odir; SAGIM, Mirian Botelho. Quirinópolis histórico. Goiânia: O Popular, 2000.
SANTOS, Jean Carlos Vieira. Políticas de Regionalização e Criação de Destinos Turísticos entre o Lago de São Simão e a Lagoa Santa no Baixo Paranaíba Goiano. 2010. 367 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
SANTOS, Maria da Graça Mouga Poças. Espiritualidade, turismo e território. Estoril: Principia, 2006.
SCHAFFER, N. O. Ler a paisagem, o mapa, o livro: escrever nas linguagens da Geografia. In: NEVES, I. C. B. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.
SOUZA, E. A. O Território e as estratégias de permanência camponesa da comunidade Pedra Lisa no processo de expansão das lavouras de cana-de-açúcar, em Quirinópolis (GO). 2013. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URZEDO, M. da F. A. Quirinópolis – mãos e olhares II: história & imagem. Goiânia: Kelps, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.