Fotografia e Propaganda nas Práticas de Ensino em Aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499417524Resumo
Nesse artigo se trazem reflexões sobre a importância do uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. A fotografia e a propaganda, com seus inúmeros encantos, significados ou simulacros, abrem um universo de possibilidades geográficas a serem trabalhadas e relacionadas ao dia a dia do professor e dos alunos. As imagens usadas são fragmentos do contexto histórico-geográfico do Oeste do Paraná, em especial do município de Marechal Cândido Rondon, década de 1950. As ações e práticas se desenvolveram durante as aulas da disciplina de Estágio Supervisionado III (Prática de Ensino em Geografia III), do Curso de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em 2013. A partir dos conhecimentos prévios dos alunos e do meio geográfico no qual eles estão inseridos (município e Oeste do Paraná) foi possível alcançar uma aprendizagem significativa e transitar por conteúdos aplicáveis ao Ensino Médio. As linguagens serviram como apoio para as aulas da disciplina e potencializaram a análise e o conhecimento do espaço geográfico, relacionadas aos conceitos e aos eixos temáticos do Ensino Médio de Geografia onde o Estágio Supervisionado é aplicado. É que as imagens usadas possibilitaram investigações e descobertas, sistematizações de informações, estabelecimento de métodos para analisar seus conteúdos e, sobretudo, tornaram o ensino mais prazeroso.
Downloads
Referências
ABREU, Silvana. O estágio supervisionado na formação do Professor de Geogra-fia: diálogos ininterruptos. In: ALBUQUERQUE, M. A. M. de; FERREIRA, J. A. de S. (Orgs.). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa-PB: Mídia, 2013. p. 87-104.
AGUIAR, Marcio M. de; ANTONELLO, I. T. A natureza da produção do conheci-mento geográfico no Ensino Médio. In: CALVENTE, M. del C. M. H.; ARCHELA, R. S.; GRATÃO, L. H. B. (Org.). Múltiplas geografias: ensino, pesquisa, reflexão. Londrina-PR: Edições Humanidades, 2007. p. 47-76 (Volume IV).
ASARI, Alice Y.; ANTONELLO, I. T.; TSUKAMOTO, R. Y. (Org.). Múltiplas geo-grafias: ensino – pesquisa – reflexão. Londrina-PR: Edições Humanidades, 2004.
BARTHES, Roland. A Mensagem fotográfica. In LIMA, Luis Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1978.
BOMFIM, Natanael R. A imagem da geografia e do ensino da geografia pelos pro-fessores das séries iniciais. Revista Estudos Geográficos. Rio Claro-SP, jun. 2006. p. 107-116. Disponível em: <http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/est geo/article/view/210/176>. Acesso em: março 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/ CP 28/2001. Nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, ... Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/index>. Acesso em: 12/10/ 2013.
CALLAI, Helena Copetti. A geografia no ensino médio. In: Terra Livre, n 14. São Paulo: AGB, p. 60-99, jan./jun. 1999.
CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder. São Paulo: Ed.Fund.Perseu Abramo, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/ CP 009/2001: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Profes-sores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/index. Acesso em: 12/10/2013.
GREGORY, Valdir. Fronteiras, migrações e imaginários. In: VANDERLINDE, T. (Org.). Fronteiras: impactos socioambientais na terra prometida. Porto Alegre- RS: Evangraf, 2011. p 17-28.
IPARDES. Fundação Édison Vieira. O Paraná Reinventado: política e governo. Curitiba-PR, 1989.
KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: Didática: o ensino e suas relações. Campinas-SP: Papirus, 1996 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
KORCZAK, Janusz. Como amar uma criança. 4 ed. São Paulo-SP: Paz e Terra, 1997.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.
LEÃO, Vicente de Paula; LEÃO, Inês de Carvalho. Ensino de geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte-MG: Argumentum, 2008.
LUCENA, Célia R. P. de Toledo. Memórias de famílias migrantes: Imagens do lugar de origem. In: Revista Projeto História. São Paulo-SP: EDUC, n. 17/11/ 1998.
MACCARI, Neiva Salete Kern. Migração e memórias: a colonização do oeste paranaense. Dissertação (Mestre em História). Curso de Pós-Graduação em His-tória, Universidade Federal do Paraná. Curitiba-PR, 1999.
MARTINEZ SÁNCHEZ, Francisco. Os meios de comunicação. In: Ministério da Educação. Medianamente! Televisão, cultura e educação. Brasília-DF, 1999.
MARTINS, Eliane Rosa. A imagem no livro didático: um estudo sobre a didati-zação da imagem visual. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, 2002.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história – interfaces. Tempo. Rio de Janeiro, vol. 1, n °. 2, 1996, p. 73-98. In: . Acesso em: 13 abr. 2014. p. 1-15.
MUSSOI, Arno B. A fotografia como recurso didático no ensino de geografia. Artigo apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), convênio SEED e Unicentro, 2008. In:<http://www.diaadiaeducacao.pr. gov.br/portals/pde/arquivos/785-2.pdf>. Acesso em: mar./2014.
OCEMs. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. v. 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p.
OLIVEIRA JR, Wenceslao M. de. Fotos em sites: geografias da cultura contempo-rânea. Geografares, n. 7, 2009, p. 9-21.
PCNs. DOSSIÊ: Os PCNs em discussão. Terra Livre n 13, São Paulo-SP: AGB, 1997.
PFLUCK, Lia Dorotéa. Impactos e riscos ambientais numa terra prometida. In: VANDERLINDE, Tarcísio (Org.). Fronteiras: impactos socioambientais na terá prometida. Porto Alegre-RS: Evangraf, 2011. p. 97-110.
PFLUCK, Lia Dorotéa. Marechal Cândido Rondon: o município pela geografia e pela História. Porto Alegre-RS: Evangraf, 2013.
PFLUCK, Lia Dorotéa. Riscos ambientais: enxurradas e desabamentos na cida-de de Marechal Cândido Rondon-PR, 1980-2007. Tese (Doutorado em Geografi-a). Universidade Federal de Santa Catarina, USFC, 2009. 274 p.
PFLUCK, Lia Dorotéa; SELKE, A. S. G.; SPECK, L. S.; GREGORY, L. T. M.; WEIMER, T. (Org.). 50 Anos de vida em Cristo. Cascavel-PR: Edunioeste, 2001. 74 p.
PLANO DE ENSINO. ANEXO II – Resolução n.º 282/2006 – CEPE. Unioeste. Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras. Campus de Marechal Cândido Rondon-PR. Curso de Geografia. Disciplina Estágio Supervisionado III (Prática de Ensino III), 4ª Série, 2013.
PONTUSCHKA, Nídia; PAGANELLI, Tomoko; CACETE, Núria Hanglei. Para en-sinar e aprender geografia. São Paulo-SP: Cortez, 2007.
SANTOS, Milton. A metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo-SP: Editora Hucitec, 1988.
SANTOS, Rita de Cássia E. dos; CHIAPETTI, Rita Jaqueline N. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de Geografia: uma interface teoria e prática. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, nº 3, set./dez. 2011, p. 167-184.
SILVA, Eunice Isaias da. Charge, cartum e quadrinhos: linguagem alternativa no ensino de geografia. Revista Solta a Voz, v. 18, n° 1, 2007. Disponível em: <http://revistas.ufg.br/index.php/sv/article/view/2512/2482>.Acesso: maio/ 2014.
SILVA, Onildo Araújo da. Geografia: metodologia e técnicas de ensino. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana-BA, 2004.
SILVA, Oscar; MACIEL, C. F. Toledo e sua história. Toledo-PR: Prefeitura Muni-cipal, 1988.
SILVA, Renata Martins; MOURA, Jeani Delgado Paschoal. O uso da fotografia no ensino de Geografia. In: ASARI, A. Y.; ANTONELLO, I. T.; TSUKAMOTO, R. Y. (Org.). Múltiplas geografias: ensino – pesquisa – reflexão. Londrina-PR: AGB / Londrina, 2004. p. 175-189.
SOARES, Maria Lucia de Amorim. De semióforos, motivo edênico e ensino de geografia. Geografia, Londrina-PR. v. 10, nº 2, p. 129-133, jul./dez. 2001.
SPOSITO, Eliseu Savério. A escola e o ensino de geografia: elementos para uma discussão. In: Revista Faz Ciência. v. 1, nº1. Francisco Beltrão-PR: FACIBEL, 1997, p. 9-18.
TONINI, Ivaine Maria. Imagens nos livros didáticos de geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia... Revista Mercator, UFC, ano 2, nº 04, 2003. p. 35-43.
TRAVASSOS, Luiz E. P. A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia. Revista de Biologia e Ciências da Terra. v. 1, nº 2, 2001. Disponível em: <http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/fotografia.pdf>. Acesso em: 15/ maio/2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.