O ENSINO DE CARTOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499414389Resumo
A Geografia é uma disciplina que tem como suporte os recursos cartográficos e, dependendo como forem trabalhados e utilizados, podem possibilitar aos discentes uma melhor compreensão quanto às diversas representações do espaço geográfico. No entanto, no que diz respeito aos alunos com Deficiência Visual, tais recursos precisam ser reformulados e adaptados, necessitando, ainda, que os professores da disciplina em foco, propiciem atividades de estimulação tátil visando desenvolver, gradativamente, esse sentido. Nesse viés, esse artigo foi elaborado com o objetivo de indicar propostas de atividades direcionadas aos alunos que possuem esse tipo de deficiência, tendo como peças centrais os recursos táteis, perpassando ainda pelas leis que asseguram os direitos desses cidadãos. Para o alcance desse objetivo, foi feita uma pesquisa em livros, leis, revistas, sites, artigos, a fim de embasar o trabalho de um modo geral. Pretende, por fim, apresentar a importância da Cartografia Tátil como uma ferramenta capaz de fornecer um maior conhecimento da organização e distribuição dos seus espaços de vivência e enfatizar o quanto é essencial a ampliação das discussões voltadas para tal.
Palavras-chave: necessidades educativas especiais, deficiente visual, Geografia, cartografia tátil.
DOI: 10.5902/2236499414389
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.
______ . Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/. Acesso em: 08 mar. 2014.
CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. Brasília: SEEP/SEED/MEC, 2007.
IBGE. Censo demográfico de 2000. Disponível em http://www.sidra.ibge.gov.br. Acesso em: 08 mar. 2014.
LABTATE, Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar. O que são Mapas táteis? Disponível em: http://www.labtate.ufsc.br/ct_mapas_tateis.htm. Acesso em: 07 fev. 2014.
LOCH, Ruth Emilia Nogueira. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Londrina, v.1, n.1, maio/ago., p.35-58, 2008. Disponível em: http://www.uel.br /revistas/uel/index.php/portalcartografia. Acesso em: 07 fev. 2014.
MARTA GIL (org.). Deficiência visual – Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ deficienciavisual.pdf. Acesso em 08 mar. 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Dados da Educação Especial. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/index.php?option=content&task=view&id=62&Itemid=191. Acesso em: 13 mar. 2014.
MIURA, Regina Keiko Kato. Educação Especial: Formação de Professores, ensino e integração. Cadernos da FFC. UNESP: Marília, v. 8, n. 1, p. 39-54, 1999.
MOREIRA, Suely. Linguagem Cartográfica e prática docente na rede municipal de ensino de Uberlândia – MG. Universidade Federal de Uberlândia, 2004.
ROSSI, Dariane. Deficiência Visual: desafios para o ensino especial e a geografia em sala de aula. IN: REGO, Nelson et. al. Geografia e Educação: geração de ambiências. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, p.57- 65, 2000.
VENTORINI, Sílvia Elena; FREITAS, Maria Isabel Castreghini. Cartografia Tátil: Pesquisa e Perspectiva no desenvolvimento de material didático tátil. UNESP: Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.