O ENSINO DE CARTOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Mariluze de Carvalho Campos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499414389

Resumo

A Geografia é uma disciplina que tem como suporte os recursos cartográficos e, dependendo como forem trabalhados e utilizados, podem possibilitar aos discentes uma melhor compreensão quanto às diversas representações do espaço geográfico. No entanto, no que diz respeito aos alunos com Deficiência Visual, tais recursos precisam ser reformulados e adaptados, necessitando, ainda, que os professores da disciplina em foco, propiciem atividades de estimulação tátil visando desenvolver, gradativamente, esse sentido. Nesse viés, esse artigo foi elaborado com o objetivo de indicar propostas de atividades direcionadas aos alunos que possuem esse tipo de deficiência, tendo como peças centrais os recursos táteis, perpassando ainda pelas leis que asseguram os direitos desses cidadãos. Para o alcance desse objetivo, foi feita uma pesquisa em livros, leis, revistas, sites, artigos, a fim de embasar o trabalho de um modo geral. Pretende, por fim, apresentar a importância da Cartografia Tátil como uma ferramenta capaz de fornecer um maior conhecimento da organização e distribuição dos seus espaços de vivência e enfatizar o quanto é essencial a ampliação das discussões voltadas para tal.

 

Palavras-chave: necessidades educativas especiais, deficiente visual, Geografia, cartografia tátil.

 

DOI: 10.5902/2236499414389

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Campos, M. de C. (2016). O ENSINO DE CARTOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(1), 95–102. https://doi.org/10.5902/2236499414389