Análise socio-espacial sobre alguns indicadores da educação pública no Ensino Fundamental do Estado da Bahia

Autores

  • Clímaco Dias UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Lara Borowski UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Leandro Santos UFBA - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499410773

Resumo

O presente artigo se debruça sobre a diferenciação regional no que se refere à qualidade da educação brasileira, mais especificamente nos municípios baianos. O objetivo primaz é compreender quais as principais variáveis que influem na referida diferenciação. Partindo do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi possível observar criticamente como este índice se relaciona com outras variáveis, sejam elas sócio-econômicas ou de cunho político pedagógico, expondo pistas das possíveis causas dos resultados apontados pelo índice em cada realidade sócio-espacial baiana.

 

Palavras-chave: Educação; Ideb; Desenvolvimento; Análise Regional.

 

DOI: 10.5902/2236499410773

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clímaco Dias, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Professor assistente da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, espaço público, planejamento urbano, geografia urbana e meio ambiente.

Lara Borowski, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Geografia, licenciatura e bacharelado, atualmente desenvolvendo pesquisas em áreas relativas ao ensino da Geografia e ao planejamento regional.

Leandro Santos, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Graduando em Geografia, licenciatura e bacharelado, atualmente desenvolvendo pesquisas em áreas relativas ao ensino da Geografia e ao planejamento regional.

Referências

BAHIA, Decreto nº 12354 de 25 de agosto de 2010. Institui o Programa de Territórios de Identidade e dá outras providências. Diário Oficial Salvador, 25 de agosto, 2010. Disponível em:http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1024959/decreto-12354-10-bahia-baAcesso: janeiro de 2012.

BEZZI, Meri Lourdes. Região: Uma (re) visão historiográfica – Da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria: UFSM, 2004.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais. Uma análise das condições de vida da população brasileira. Estudos e Pesquisas: Informação Demográfica e Sócioeconômica. Nº 27. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

INEP. Estatísticas do Ideb. 2010. Disponível em: http://www.portalideb.inep.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=43&Itemid=7 Acesso: janeiro de 2012

MOREIRA, Ruy. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. Revista Etc (UFF): Rio de Janeiro. v. 1, n. 1(3), p. 55 – 70, 2007.

MEC. Redes de Aprendizagem: Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender. 2008

SANTOS, Milton; ELIAS, Denise. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo, SP: Hucitec, 1988.

SANTOS, Milton. Metrópole corporativa fragmentada: o caso de São Paulo. São Paulo: Nobel/Secretaria de Estado da Cultura, 1990.

SILVA, Sylvio Carlos Bandeira de Mello; SILVA, Barbara-Christine Nentwig. Estudos sobre Globalização, Território e Bahia. Salvador: UFBA, 2003.

SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS (SEI). Produto Interno Bruto dos Municípios: Série 1999-2007. Salvador: SEI, 2010a.

______. Estatística dos municípios baianos. v. 6. Salvador: SEI, 2010b.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Como Citar

Dias, C., Borowski, L., & Santos, L. (2013). Análise socio-espacial sobre alguns indicadores da educação pública no Ensino Fundamental do Estado da Bahia. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(2), 72–87. https://doi.org/10.5902/2236499410773

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional