O projeto “ERER quilombola: olhares transgressores” – uma proposta de educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219487883Palavras-chave:
Educação antirracista, Lei 10.639/03, igualdade racialResumo
Este artigo tem como propósito apresentar a construção e implementação de um projeto de educação antirracista nomeado “ERER quilombola: olhares transgressores”. Considerando que a educação é o espaço de transformação ou de reprodução das condições materiais e sociais da vida. Não há como imaginar a realidade vigente sem contemplar a educação como espaço vital de funcionamento das sociedades contemporâneas. É neste contexto que a educação das relações étnico-raciais se faz necessária. Tratar do racismo e de seus desdobramentos práticos é objeto de considerável dificuldade, haja visto que o fenômeno assumiu, na sociedade brasileira, o papel de modulador das relações sociais. Tanto do ponto de vista histórico, quanto no processo de formação social do país é inegável que a desigualdade racial é estruturante das relações sociais no Brasil. É na esteira desse conjunto complexo de relações que, a partir de muitas reflexões e debates, decidiu-se desenvolver o projeto. A atividade docente dos coordenadores do projeto, aliada à sua militância fez surgir o desejo de impactar de forma positiva o processo educacional, no que tange à educação das relações étnico-raciais, no âmbito do município de Pelotas-RS. A reflexão ora apresentada fundamenta-se sobre uma matriz de análise qualitativa, na qual os dados elencados derivam de levantamento processado via formulários online apresentados aos/as docentes e coordenadores/as participantes do estudo resultante das ações empreendidas pelo projeto ERER Quilombola: Olhares transgressores. Considerando o fato de que a pesquisa resulta de um conjunto de ações desenvolvidas nas práticas em educação das relações étnico-raciais (ERER), a proposta destes instrumentos era avaliar a compreensão sobre o sentido da lei 10.639/03, bem como sobre as contribuições que ferramentas de formação podem fornecer à qualificação do trabalho em educação para a promoção da igualdade racial.
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