Tecendo a ERER na malha curricular da licenciatura em Letras/Espanhol: um estudo de universidades federais do nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219487804

Palavras-chave:

Língua Espanhola;, Currículo;, Interculturalidade Crítica;, Decolonialidade;

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) está sendo implementada no currículo da licenciatura em Letras/Espanhol. A metodologia apoia-se na técnica documental (Gil, 2002; Cellard, 2008), na abordagem qualitativa com objetivo descritivo-interpretativista (Schwandt, 2006) e no campo teórico da Linguística Aplicada (Paraquett, 2009). A análise fundamenta-se nas orientações da ERER (Brasil, 2009; Brasil, 2013; Gomes, 2018;) e nos estudos interculturais (Candau, 2016; XXXXX; XXXXX, 2022). Os resultados apontam que, entre as 20 ementas de disciplinas de Língua Espanhola de 7 documentos curriculares de universidades federais do Nordeste, 13 podem contemplar a ERER em alguma medida.

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Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe, mestre em Letras (2021) com Especialização em Multiletramentos na Educação Linguística e Literária em Espanhol (2019) pela mesma instituição. Especialista no Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (2013) e Graduada em Letras (2011) pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de espanhol com experiência em ensino superior, ensino fundamental I e II e instituto de idiomas ministrando aula para diferentes níveis e faixas etárias. Tem interesse nas seguintes áreas: Linguística Aplicada; Educação linguística em espanhol; Decolonialidade; e Educação das Relações Étnico-Raciais.

Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Universidade Federal de Sergipe

Doris Matos é professora associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atua na graduação, no Departamento de Letras Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS), na Linha de Pesquisa em Linguística Aplicada (LA). Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Instituto de Investigaciones en Educación da Universidad Veracruzana, México. É Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período de Doutorado Sanduíche na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madri/ Espanha, com bolsa CAPES. Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Graduada em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ-2 CNPq. Atualmente é presidenta da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB - (gestão 2023-2025 Pluralizar e Democratizar), sendo representante afiliada na Associação Internacional de Linguística Aplicada (AILA), na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA). Foi presidenta da Associação Brasileira de Hispanistas - ABH - (gestão 2016-2018), Presidenta do Conselho Consultivo (2018-2020) e atualmente é membro do Conselho Consultivo (2020-2024) e coordena a Comissão Científica "Hispanismo e ensino de línguas" da ABH. É membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento Técnico de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), pesquisadora coordenadora de projetos de investigação institucionais/interinstitucionais e participa como pesquisadora convidada em projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Desenvolveu pesquisas na área de Linguística Aplicada no Departamento de Didáctica y Organización Escolar da Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Granada (2010) e no Departamento de Didáctica da Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Cádiz (2016), com bolsa da Fundación Carolina. Há 11 anos é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFS). No âmbito da gestão, foi coordenadora adjunta do PPGL/UFS de 2019 a 2023, chefe do Departamento de Letras Estrangeiras de 2019 a 2020 e coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol de 2016 a 2019. Atuou no PNLD como coordenadora adjunta de Língua Espanhola (2017), avaliadora de Língua Espanhola (2018) e avaliadora de Projetos de Vida (2021). É representante de Sergipe no Movimento #FicaEspanholBrasil e participa da Comissão pela permanência da disciplina Língua Espanhola no currículo escolar sergipano (Fica Espanhol/SE). Lidera o Grupo de Pesquisa DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos (UFS), participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa PROELE: Formação do professor de espanhol em contexto latino-americano (UFBA) e integra o GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL. Desenvolve pesquisas e orienta dissertações/teses na área de Linguística Aplicada, focando em questões de língua/linguagem, formação de professores, currículo, materiais didáticos, decolonialidade e interculturalidade.

Referências

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Rodrigues, G., & Vicente da Silva Matos, D. C. (2025). Tecendo a ERER na malha curricular da licenciatura em Letras/Espanhol: um estudo de universidades federais do nordeste do Brasil. Fragmentum, (64), 72–88. https://doi.org/10.5902/2179219487804