Tecendo a ERER na malha curricular da licenciatura em Letras/Espanhol: um estudo de universidades federais do nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219487804Palavras-chave:
Língua Espanhola;, Currículo;, Interculturalidade Crítica;, Decolonialidade;Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) está sendo implementada no currículo da licenciatura em Letras/Espanhol. A metodologia apoia-se na técnica documental (Gil, 2002; Cellard, 2008), na abordagem qualitativa com objetivo descritivo-interpretativista (Schwandt, 2006) e no campo teórico da Linguística Aplicada (Paraquett, 2009). A análise fundamenta-se nas orientações da ERER (Brasil, 2009; Brasil, 2013; Gomes, 2018;) e nos estudos interculturais (Candau, 2016; XXXXX; XXXXX, 2022). Os resultados apontam que, entre as 20 ementas de disciplinas de Língua Espanhola de 7 documentos curriculares de universidades federais do Nordeste, 13 podem contemplar a ERER em alguma medida.
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Referências
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