A CONSTITUIÇÃO DE UMA LÍNGUA DE REFERÊNCIA NO ENSINO DA GRAMÁTICA: O EXEMPLO DA NOMENCLATURA GRAMATICAL DE 1910

Autores

  • Jean-Marie Fournier Université Sorbonne Nouvelle Paris-III

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219436591

Resumo

O artigo aborda a questão da regulação da metalinguagem gramatical a partir do exemplo histórico da elaboração da primeira nomenclatura gramatical oficial em 1910. Os objetios perseguidos eram múltiplos: simplificação, harmonização e, sobre o plano teórico, o abandono de certos procedimentos de análise e de certas concepções sintáticas. Enfim, pesam sobre a orientação geral do documento e sobre sua forma definitiva as concepções propriamente terminológicas dos membros da comissão (particularmente F. Brunot), por exemplo no que diz respeito ao status das definições na gramática e sua forma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean-Marie Fournier, Université Sorbonne Nouvelle Paris-III

Jean-Marie Fournier é professor de ciências da linguagem no Centro de Linguística Francesa da Universidade Sorbonne Nouvelle Paris-III. É igualmente membro do Laboratório História das Teorias Linguísticas e pesquisador associado do Instituto de Pesquisa Pedagógica. Suas pesquisas se concentram na história da gramática francesa, principalmente nos séculos XVII e XVIII, e no processo de disciplinarização dos saberes linguísticos.

Referências

BRUNOT, F. L’enseignement de la langue française, ce qu’il est – ce qu’il devait être dans l’enseignement primaire. Cours de Méthodologie. Colin, Paris, 1908.

BRUNOT, F; MAQUET, C. Simplification et unification des nomenclatures grammaticales, rapport présenté au Conseil supérieur de l’Instruction publique. Revue Universitaire, n. 15, avril 1909 : 340, 1909.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique, La pensée sauvage, Grenoble, 1981.

MAQUET, C. Rapport présenté au Conseil supérieur de l’Instruction publique au nom de la commission chargée d’étudier la simplification des nomenclatures grammaticales. L’enseignement secondaire. Revue de la Société pour l’étude des questions d’enseignement secondaire, 1908.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Fournier, J.-M. (2018). A CONSTITUIÇÃO DE UMA LÍNGUA DE REFERÊNCIA NO ENSINO DA GRAMÁTICA: O EXEMPLO DA NOMENCLATURA GRAMATICAL DE 1910. Fragmentum, (ESPEC), 209–219. https://doi.org/10.5902/2179219436591