Sensibilizando para a Acessibilidade: Um projeto didático sobre as deficiências auditiva, física e visual

Autores

  • Livia Marques Brandolt Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Letícia Soares Fonseca Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Marcos Becker Larivoir Esteves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Gabriel Otávio Rocha Benfica Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Flaviana Tavares Vieira Teixeira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115145347

Palavras-chave:

Acessibilidade, Sensibilizar, Extensão Universitária.

Resumo

O presente estudo é caracterizado como uma atividade de extensão, em que foram realizadas ações relacionadas à acessibilidade como uma forma de proporcionar experiências que são comumente enfrentadas por pessoas com deficiência física, auditiva e visual. No que diz respeito a metodologia, foi elaborado dinâmicas para cada tipo de deficiência afim de envolver os participantes com a finalidade de sensibilizar em relação as deficiências e promover empatia. No final, foi observado nos participantes uma maior empatia às pessoas com deficiência e uma conscientização sobre a importância da acessibilidade para que seja possível integrar ainda mais as pessoas com deficiência. Ainda são muitos os desafios para acessibilidade das pessoas com deficiência, mas projetos como esse contribuem para despertar uma maior conscientização e sensibilizar a sociedade para minimizar as barreiras relacionadas a acessibilidade.

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Biografia do Autor

Livia Marques Brandolt, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduanda em Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Letícia Soares Fonseca, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduanda em Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Marcos Becker Larivoir Esteves, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduando em Engenharia de Alimentos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Gabriel Otávio Rocha Benfica, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduando em Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Flaviana Tavares Vieira Teixeira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Licenciada em Química e Graduada em Ciências Naturais pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professora de Química do curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Brandolt, L. M., Fonseca, L. S., Esteves, M. B. L., Benfica, G. O. R., & Teixeira, F. T. V. (2020). Sensibilizando para a Acessibilidade: Um projeto didático sobre as deficiências auditiva, física e visual. Experiência. Revista Científica De Extensão, 6(1), 2–12. https://doi.org/10.5902/2447115145347

Edição

Seção

Artigos