À propos de cette revue

Foco e Escopo

A Experiência - Revista de Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta QUALIS B1 e tem por missão gerar debates no âmbito da Cultura Interdisciplinar, bem como contribuir para a reflexão crítica e experiências extensionistas e suas repercussões nos campos de estudos que versem a Extensão Universitária e relações entre Universidade e outros setores da sociedade, em especial nos países da América Latina. A revista está credenciada à Rede de Editores de Extensão da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (REDREU), o que amplia a divulgação internacional da publicação e possibilidta projeção para a internacionalização da extensão da universidade.

O periódico é direcionado a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação (em co-autoria com professor(a) orientador(a)). Para a seção artigos, o original deverá contemplar ao menos um co-autor doutor.

Recebe trabalhos que tratem exclusivamente sobre Extensão Universitária, nas áreas correspondentes às ações de políticas sociais e desenvolvimento tecnológico, conforme elencado na política de extensão da UFSM:

I – Comunicação;

II – Cultura e Arte;

III – Direitos Humanos e Justiça;

IV – Educação;

V – Meio Ambiente;

VI – Saúde;

VII – Tecnologia e Produção;

VIII – Trabalho.

(Fonte: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/10/Pol%C3%ADtica-de-Extens%C3%A3o.pdf)

A Revista apresenta periodicidade em fluxo contínuo, de modo que os originais aprovados são imediatamente publicados. As edições do ano corrente permanecem abertas (In progress) e, à medida que os artigos são aprovados e diagramados, serão distribuídos conforme o número vigente. A publicação é semestral e não há cobrança de taxas para submissão, ou leitura das edições.

São aceitos trabalhos em fluxo contínuo nos idiomas português e espanhol, sendo que as sessões da revista contemplam:

Artigos: documentos originais provenientes de publicação de resultados de pesquisa com evidente contribuição para o desenvolvimento da área relacionada à extensão universitária, visando a aproximação entre a universidade e a sociedade. 

Relatos de experiência: seção aberta a todos os extensionistas. Contempla originais que descrevam processos, metodologias e resultados de trabalhos de extensão, provenientes de ações, projetos e programas de extensão desenvolvidos por discentes, docentes, coordenadores de extensão, e profissionais da área. Inclui-se a categoria Programas de Educação Tutorial PET.

Comunicação de resultados de pesquisa: contempla resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos projetos de iniciação científica, grupos PET, dissertações e teses.

Entrevistas: cujo conteúdo e entrevistado sejam referência para o debate e a reflexão do processo de extensão na sociedade.

Diretrizes do processo de Avaliação pelos Pares

Em um primeiro momento, os originais submetidos passam por processo de triagem, momento em que são analisados pela equipe editorial da revista Experiência. 

Nesse estágio, denominado pré-avaliação, consideram-se os critérios: adequação às diretrizes e normas da revista; elaboração do original conforme o template da revista; e relevância à área. Não são aceitos textos previamente publicados, inclusive em anais de eventos. Não serão aceitos textos que estão em avaliação simultânea em outro periódico. Verifique se, em concordância aos itens necessitados, todos os autores tenham incluído os seguintes dados: nome completo sem abreviaturas, e-mail válido para contato, link do currículo Lattes, link do perfil OrcID, instituição/afiliação e resumo da biografia constando titulação.

Os artigos passam, ainda, pela detecção de plágio, com uso do Software CopySpider e a conferência de fundamentação através de Inteligência Artificial (IA).

Os trabalhos que passam pela pré-avaliação são enviados para avaliação, a qual é realizada por pelo menos dois pareceristas ad hoc, duplo cego (double blind review), de acordo com suas especialidades, os quais não têm acesso à identidade dos autores. Com base nos pareceres dos avaliadores, o editor responsável decide acerca da publicação. Após essa decisão, os autores são notificados do aceite ou da recusa do trabalho, acompanhado pelos pareceres anônimos que justificam a decisão.

A equipe editorial da Revista Experiência pode solicitar aos autores alterações nos textos submetidos e realizar alterações de ordem formal, ortográfica e gramatical a seu próprio critério, se julgar necessário. 

Periodicidade

Publicação em flúxo contínuo (desde 2024).

Política de Acesso Livre

A Revista Experiência disponibiliza suas publicações em acesso livre (Open Access), pois segue o princípio de que disponibilizar livre e gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização do conhecimento.

O copyright dos trabalhos publicados pertence aos respectivos autores, com a cessão de direitos para a Experiência, uma vez que nela estarão publicados. A equipe editorial da revista Experiência, no intuito de preservação da correta norma ortográfica e gramatical, pode vir a efetuar alterações de cunho linguístico nos originais; todavia, os autores recebem, anteriormente, uma leitura de prova para checagem de conformidades.

Em razão da veiculação neste periódico acadêmico cujo acesso é público, o uso de trabalhos é gratuito, com atribuições próprias, em contextos educacionais e não comerciais.

Acesse também a seção de Declaração de Direitos Autorais. A Atribuição Creative Commons adotada é CC BY NC 4.0, de modo a permitir, legalmente, o compartilhamento do conteúdo publicado pela revista Experiência e a livre adaptação de sua estrutura, todavia, sob a constância desta licença no caso de uma republicação alterada. Ademais, frisa-se a importância de um uso sem fins lucrativos e a indicação justa dos créditos originais.

Ao publicar um original na Revista Experiência a(s) pessoa(s) autora(s) concordam em ceder, de forma integral e exclusiva, os direitos autorais da primeira edição, sem nenhum honorário. Os autores são os responsáveis exclusivos por toda e qualquer concepção pessoal que venha a constar em um original, sendo que tais ideias e opiniões não devem, necessariamente, refletir a posição do periódico e de seu corpo editorial. Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem à Revista Experiência aos cuidados da licença Creative Commons License - Assignment without Derivations 4.0 CC BY-NC-ND / Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND do tipo “Atribuição não Comercial”. Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados à Revista Experiência.

Histórico do periódico

Alinhada à Política Nacional de Extensão Universitária do Brasil, a Experiência - Revista Científica de Extensão - ISSN 2447-1151, surgiu em outubro de 2014 com o objetivo de estimular o espírito de cooperação internacional, em especial no âmbito da América Latina, acolhendo textos dos diferentes sujeitos envolvidos com o tema.

A ideia, sob a liderança da Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, professora Teresinha Heck Weiller, passou a ser desenvolvida por meio de projeto institucional, a partir da Pró-Reitoria e contando com uma equipe de docentes e técnicos da Universidade em seu desenvolvimento.

O início das atividades no Portal de Periódicos da UFSM deu-se em 5 de dezembro de 2014.

A programação visual da revista é assinada por Sara Pazuch.

O primeiro Conselho Editorial do periódico conta com 30 nomes, 20% deles ligados aos quadros da UFSM, sendo os demais representantes de universidades e instituições de diferentes países da América Latina:

Alinne de Lima Bonetti, Doutora, Universidade Federal do Pampa, Brasil

Angela Cristina Trevisan Felippi, Doutora, Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil

Ceres Karam Brum, Doutora, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Deise Cristina de Lima Picanço, Doutora, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Denise Marcos Bussoletti, Doutora, Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira, Doutora, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Ednéia Alves de Oliveira, Doutora, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Enio Valdir da Silva, Doutor, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

Elton Antunes, Doutor, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Francisco Sierra Caballero, Doutor, Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina, Universidad de Sevilla, Espanha

Geraldo Ceni Coelho, Doutor, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil

Glória Montenegro, Licenciada, Universidad Nacional de Misiones, Argentina

Gustavo Pinto da Silva, Mestre, Colégio Politécnico UFSM, Brasil

Gustavo Nunes de Oliveira, Doutor, Universidade de Brasília, Brasil

Isabel Christine Silva De Gregori, Doutora, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

José Geraldo Wizniewsky, Doutor, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Liane Beatriz Righi,Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Marcelo Arno Nerling, Doutor, Universidade de São Paulo, Brasil

Marcos Francisco Martins, Doutor, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Maria Patrícia Téllez Garzón, Doutora, Pontificia Universidad Javeriana de la Compañía de Jesús, Colômbia

Marila Lázaro, Doutora, Universidad de la República, Uruguai

Marta Regina Maia, Doutora, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Milagros Soca Reinoso, Doutora, Universidad Nacional Autónoma de Honduras, Honduras

Pedro Fredemir Palha, Doutor, Universidade de São Paulo

Remi Schorn, Doutor, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil

Rita María Rial Blanco, Mestre, Universidad de La Habana, Cuba

Rosani Marisa Spanevello, Doutora, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Sandra de Deus, Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do SuL, Brasil

Sheila Kocourek, Doutora, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Sidnei Renato Silveira, Doutor, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Teresa Mary Pires de Castro Melo, Doutora, Universidade Federal de São Carlos, Brasil