Formação docente na área de informática: a experiência do Curso de Sistemas de Informação da UFSM Frederico Westphalen

Autores/as

  • Sidnei Renato Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiano Bertolini Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio José Parreira UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/20110

Resumen

Este artigo apresenta a experiência realizada com o grupo de docentes do Curso de Sistemas de Informação da UFSM/Frederico Westphalen, visando à criação de um Programa de Qualificação Docente. Este programa está estruturado na forma de realização de workshops abordando temas definidos pela Coordenação e pelo Colegiado do Curso, com o apoio do NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico). Já foram realizados quatro workshops, compreendendo temáticas relacionadas à Docência e Didática no Ensino Superior, análise da matriz curricular, alternativas didático-pedagógicas para reduzir a evasão e Educação a Distância. Entre os resultados obtidos, destacam-se a proposta de reforma da matriz curricular do curso, a inserção de atividades semipresenciais nas disciplinas, como o apoio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Moodle e a criação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação na modalidade a distância, que será ofertado por meio da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

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Biografía del autor/a

Sidnei Renato Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM/CESNORS

Cristiano Bertolini, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM/CESNORS

Fábio José Parreira, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM/CESNORS

Publicado

2015-12-30

Cómo citar

Silveira, S. R., Bertolini, C., & Parreira, F. J. (2015). Formação docente na área de informática: a experiência do Curso de Sistemas de Informação da UFSM Frederico Westphalen. Experiência. Revista Científica De Extensão, 1(2). https://doi.org/10.5902/20110

Número

Sección

Artículos