NOVOS SUJEITOS DE FUTURAS HISTÓRIAS: a potência da mídia na educação de gênero para a infância

Autores

  • Karina Gomes Barbosa Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) https://orcid.org/0000-0002-1860-3622
  • André Luís Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Mariana Helena Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Karina Carolina Peres Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115166264

Palavras-chave:

Justiça de gênero, Mídia, Educação, Infância, Extensão

Resumo

Este artigo busca refletir sobre o papel da mídia na educação de gênero de crianças. Ela é utilizada como instrumento metodológico no projeto de extensão Novos sujeitos de futuras histórias, do programa de extensão Sujeitos de suas histórias, da UFOP, para introduzir a crianças entre quatro a seis anos representações de gênero contra hegemônicas, calcadas na igualdade entre meninos e meninas, no respeito às diferenças e na desconstrução dos padrões de feminilidade e da masculinidade tóxica. Mídia e educação, quando articuladas, atuam como elementos que proporcionam às crianças a elaboração de pensamento crítico perante o mundo e perante o patriarcado (LOURO, 2016). Assim, a mídia deixa o espaço do consumo e é repensada como fundamento da cidadania e da justiça de gênero (BUCKINGHAM, 2007).

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Biografia do Autor

Karina Gomes Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Professora do curso de Jornalismo e do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília na linha Imagem, Som e Escrita.

André Luís Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professor do curso de Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mariana Helena Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bolsista de extensão.

Karina Carolina Peres, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

Gomes Barbosa, K., Carvalho, A. L., Ferreira, M. H., & Peres, K. C. (2021). NOVOS SUJEITOS DE FUTURAS HISTÓRIAS: a potência da mídia na educação de gênero para a infância. Experiência. Revista Científica De Extensão, 7(2), 1–21. https://doi.org/10.5902/2447115166264

Edição

Seção

Artigos