Leitura crítica da mídia e narrativas audiovisuais: experiência de jovens no município mineiro de Mariana

Autores

  • Marta Regina Maia Universidade Federal de Ouro Preto
  • Monique Ferreira Campos Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115123875

Resumo

As questões que envolvem a articulação entre mídia e educação perpassam o contexto contemporâneo, marcado pela forte presença das tecnologias de comunicação nos processos socioculturais. Há, portanto, a necessidade de promoção de leituras críticas da mídia. Nesse processo interativo, os questionamentos podem tensionar as práticas midiáticas a partir de projetos extensionistas voltados para esse fim. Assim, o presente estudo relata a metodologia, os resultados e desafios do projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto “Núcleo de Leitura Crítica da Mídia e Narrativas Audiovisuais”. O texto busca promover reflexões sobre a identificação de discursos e representações preponderantes, bem como a transformação das capacidades de comunicação dos jovens envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Adjunta IV do Programa de Pós-Graduação em COmunicação e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa “Jornalismo, Narrativas e Práticas comunicacionais” (CNPq).

Monique Ferreira Campos, Universidade Federal de Ouro Preto

Monique Ferreira Campos é técnica de laboratório da UFOP, nas áreas de fotografia e planejamento visual. Mestre em Comunicação e Identidades pela UFJF e jornalista graduada na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Maia, M. R., & Campos, M. F. (2017). Leitura crítica da mídia e narrativas audiovisuais: experiência de jovens no município mineiro de Mariana. Experiência. Revista Científica De Extensão, 2(1). https://doi.org/10.5902/2447115123875

Edição

Seção

Relatos de experiência