Ensino de Matemática no Curso Técnico Integrado em Edificações e Informática: reflexões a respeito de uma ação realizada

Autores

  • Susimeire Vivien Rosotti de Andrade Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adriana Stefanello Somavilla Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115122390

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar reflexões das contribuições para o desenvolvimento matemático dos alunos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações e Informática do Instituto Federal do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu, no decorrer da participação do projeto de extensão desenvolvido semanalmente no segundo semestre do ano de 2013. Os resultados das avaliações dos alunos participantes do projeto indicaram melhoria gradativa no desempenho escolar em matemática e disciplinas afins. O desenvolvimento das atividades do projeto em turno oposto e de forma facultativa, com maneiras diferentes de abordar os conteúdos e avaliação, oportunizou um ambiente crítico e de autonomia para o processo de ensino e aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - PR (2012). Graduada em Licenciatura em Matemática (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, 2001), especialista em Educação Matemática (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, 2005) . Atualmente é Professora Assistente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Campus Foz do Iguaçu. Participa do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - FORMEM da UFMS e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática da UNIOESTE. Os temas e linhas de pesquisa e de atuação docente são: Educação Matemática, Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática, Políticas Públicas Educacionais.

Adriana Stefanello Somavilla, Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Foz do Iguaçu, com linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Possui graduação em Matemática/Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1997). Especialista em O Computador e a Matemática Ensino Fund. e Médio pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria/RS (2000). Atualmente é professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/ Campus de Foz do Iguaçu e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade (NEPECS)/CNPQ

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Rosotti de Andrade, S. V., & Stefanello Somavilla, A. (2017). Ensino de Matemática no Curso Técnico Integrado em Edificações e Informática: reflexões a respeito de uma ação realizada. Experiência. Revista Científica De Extensão, 2(1). https://doi.org/10.5902/2447115122390

Edição

Seção

Relatos de experiência