Mapas Conceituais: um curso de capacitação para professores da educação básica

Authors

  • Luiz Marcelo Darroz CURSO DE FÍSICA - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
  • Jucelino Cortez Curso/Área de Física da UPF

DOI:

https://doi.org/10.5902/19522

Abstract

Este trabalho apresenta uma experiência bem-sucedida de capacitação docente. Trata-se um curso de extensão realizado junto a um grupo de professores da educação básica cujo o objetivo era apresentar/fortalecer a metodologia de mapeamento conceitual para a promoção da aprendizagem significativa dos conceitos trabalhados em sala de aula. O curso ocorreu em cinco encontros e os resultados fortalecem a suposição de que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo ao professor é fundamental para despertar-lhe o interesse para novas aprendizagens metodológicas que os auxiliam na construção de significado do que pretende ensinar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Marcelo Darroz, CURSO DE FÍSICA - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Graduado em Matemática e Especialista em Física pela Universidade de Passo Fundo; Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Licenciando em Física pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Jucelino Cortez, Curso/Área de Física da UPF

Graduado em Matemática pela Universidade de Passo Fundo e Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Published

2015-12-30

How to Cite

Darroz, L. M., & Cortez, J. (2015). Mapas Conceituais: um curso de capacitação para professores da educação básica. Experiência. Revista Científica De Extensão, 1(2). https://doi.org/10.5902/19522

Issue

Section

Artigos