Leitura crítica da mídia e narrativas audiovisuais: experiência de jovens no município mineiro de Mariana

Marta Regina Maia, Monique Ferreira Campos

Resumo


As questões que envolvem a articulação entre mídia e educação perpassam o contexto contemporâneo, marcado pela forte presença das tecnologias de comunicação nos processos socioculturais. Há, portanto, a necessidade de promoção de leituras críticas da mídia. Nesse processo interativo, os questionamentos podem tensionar as práticas midiáticas a partir de projetos extensionistas voltados para esse fim. Assim, o presente estudo relata a metodologia, os resultados e desafios do projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto “Núcleo de Leitura Crítica da Mídia e Narrativas Audiovisuais”. O texto busca promover reflexões sobre a identificação de discursos e representações preponderantes, bem como a transformação das capacidades de comunicação dos jovens envolvidos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2447115123875

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Experiência - Revista Científica de Extensão

Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

http://www.ufsm.br/experiencia

E-mail: experienciaufsm@ufsm.br

ISSN: 2447-1151

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.