Fertilização em <em>Eucalyptus dunnii</em> Maiden no bioma Pampa - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X48142Palavras-chave:
Silvicultura, Fertilidade do solo, Nutrição florestalResumo
Na silvicultura a fertilização mineral é necessária para suprir a demanda nutricional, no entanto, a recomendação das quantidades a serem aplicadas devem almejar à manutenção da capacidade produtiva do solo. O objetivo deste estudo é testar se o aumento da dose recomendada de fertilizante, melhora a fertilidade do solo e incrementa a produtividade de Eucalyptus dunnii em sítios da região central do bioma Pampa, Brasil. Foram aplicadas as doses de 150 g (T0), 225 g (T1) e 450 g (T2) de N-P2O5-K2O 24:00:24 por planta, após 14 meses do plantio. Em todas as doses testadas, a produtividade da espécie é considerada satisfatória para o sítio. Houve melhoria da fertilidade do solo, especialmente nos teores de potássio, além de maior volume individual das árvores de Eucalyptus dunnii após a aplicação da dose de 450 g planta-1 de N-P2O5-K2O, 24:00:24 em cobertura (T2).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.