Avaliação nutricional e índices DRIS em um povoamento de <em>Pinus taeda</em> L. submetido à adubação NPK, na região dos Campos de Cima da Serra, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X34942Palavras-chave:
Diagnose foliar, Nutrição florestal, FertilizaçãoResumo
No Brasil, o Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), já vem sendo muito utilizado como ferramenta de manejo nutricional em povoamentos de Eucalyptus e, atualmente são raros os estudos realizados com Pinus. Assim, objetivou-se realizar uma avaliação nutricional pelo sistema DRIS em um povoamento de Pinus taeda L., aos 19 meses de idade, plantado em Cambissolo na região dos Campos de Cima da Serra, RS. Foram usadas 64 doses de adubação, pela técnica do confundimento, para três fatores, com quatro níveis, distribuídos em quatro blocos, com doses de N (Ureia), P2O5 (Superfosfato triplo) e K2O (Cloreto de potássio). Foram coletadas três amostras compostas de acículas em cada um dos tratamentos (cada amostra formada por três árvores), determinando-se os teores médios de N, P, K, Ca e Mg. Para o cálculo das funções DRIS, foi usada a fórmula f = (R - r) / s, em que: f = valor da função para a relação (X/Y) entre os teores de dois nutrientes; R = valor da relação dual (X/Y); r = valor médio das relações duais (X/Y); s = desvio-padrão das relações duais (X/Y). A avaliação nutricional pelo DRIS indicou o N e o Ca como os nutrientes mais limitantes ao crescimento das plantas de Pinus taeda, aos 19 meses de idade, com a seguinte ordem de limitação: N = Ca > Mg > K > P; os teores ótimos estimados de N, P, K, Ca e Mg, pelo método do nível crítico gráfico, foram de 14,6; 1,6; 8,7; 2,6 e 0,8 g kg-1 respectivamente, indicando boas condições nutricionais das plantas de Pinus taeda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.