Fitossociologia do estrato arbustivo-arbóreo em regeneração em área de Caatinga, Baixio-CE

Autores

  • Eliane Gomes de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Veralucia Santos Barbosa Universidade Federal de campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316980X33272

Palavras-chave:

Vegetação, Fragmentação, Depressão sertaneja

Resumo

A Caatinga é um dos ecossistemas ambientalmente mais degradado e menos conhecido no que se refere à dinâmica da vegetação e dos processos ecológicos ocorrentes. Com o objetivo de determinar a composição florística e estrutura da comunidade vegetal, em um fragmento de Caatinga em regeneração, este trabalho foi desenvolvido em uma área de depressão sertaneja, localizada na comunidade do Sítio Cigano, Baixio-CE. As coletas de dados foram realizadas em três gradientes de distância, iniciando na borda e indo em direção ao interior da floresta. Para cada gradiente, foram demarcadas três parcelas fixas de 10 m x 10 m, sendo incluídos todos os indivíduos de espécies arbustivo-arbóreas com CAP (circunferência à altura do peito) ≥ 10 cm e altura ≥ 1,5 m. Foram amostrados 64 indivíduos, distribuídos em quatro famílias, cinco gêneros e cinco espécies para o gradiente I; 77 indivíduos distribuídos em quatro famílias, oito gêneros e oito espécies para o gradiente II; e 49 indivíduos distribuídos em nove famílias, 13 gêneros e 13 espécies para o gradiente III. Fabaceae foi a família com maior riqueza e abundância de espécies nos três gradientes. As espécies mais abundantes e com maior valor de importância foram: Croton sp. para o gradiente I, Bauhinia cheilantha (Bong.) Steud. para o gradiente II e Poincianella pyramidalis (Tul.) L. P para o gradiente III. Registrou-se maior diversidade para o gradiente III. O predomínio de espécies secundárias iniciais em toda a área indica uma regeneração lenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Gomes de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Ciências Biológicas e pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Campina Grande.

Veralucia Santos Barbosa, Universidade Federal de campina Grande

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorado em Biologia Vegetal - UFPE. Professora Adjunta IV da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Lima, E. G. de, & Barbosa, V. S. (2018). Fitossociologia do estrato arbustivo-arbóreo em regeneração em área de Caatinga, Baixio-CE. Revista Ecologia E Nutrição Florestal - ENFLO, 6(3), 79–90. https://doi.org/10.5902/2316980X33272

Edição

Seção

Artigos